sábado, 12 de março de 2011

Ações para edificação da iguldade racial

Presidência da República
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas

Formulário de inscrição para Unidades Escolares:

1. Contextualização:
a) Descreva resumidamente a característica regional em que a sua unidade escolar está inserida (população, atividade econômica, formação étnica, níveis de renda e desenvolvimento, tradições culturais, etc.). ....... (até 20 linhas)

A comunidade do Barro Preto, onde está localizada a escola, foi reconhecida como Quilombolo Urbano pela Fundação Palmares em 13/03/2007, Publicação Diário Oficial da União. Situa-se na periferia de Jequié, estado da Bahia. Conforme projeto promovido pela PETROBRÁS, De Olho no meio ambiente, conta com 1.066 domicílios, totalizando 5.000 moradores. Formado por uma população de 67% de mulheres, onde 27% se auto declararam pretas, 44% pardas, 13% brancas e 3% indígena/caboclo. Mais de 70% nascidos em Jequié. A formação do bairro se deu com o advento da construção da estrada de ferro, onde negros foram trazidos para trabalhar e aqui se domiciliaram e constituíram suas famílias, assim em sua maioria tem mais de 10 anos na comunidade. Grande parte dos moradores em idade de produção atua em trabalho informal, ou estão desempregados e os mais velhos aposentados, ainda existem alguns que se entregaram a ações ilegais. A renda per capita de 82% do morados é menos de um salário mínimo, apenas 18% recebe mais que um salário mínimo. Um fator de grande relevância para este indicie é a falta de qualificação profissional e o desinteresse pela educação sistematizada, a escola. A comunidade tem energia elétrica em 99,71% das casas, 92% tem abastecimento de água através da rede pública e 79,14% conta com rede de esgoto pública, já os 16,57% despeja o esgoto no Rio Jequiézinho, encontra-se bastante degradado. A cultura africana e afro-brasileira sofreu o processo de degradação e exclusão social onde todos foram obrigados ao branqueamento cultural, ou pelo menos a não revelação de sua cultura e de seus rituais religiosos. Os terreiros sobrevivem à perseguição das igrejas pentecostais com muita dificuldade.


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b) O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) condicionou o apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação à assinatura, pelos estados, Distrito Federal e municípios, do plano de metas Compromisso Todos pela Educação. Depois da adesão ao Compromisso, os entes federativos elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR) de acordo com os seus dados demográficos e o censo escolar. De acordo com esses dados, quantos professores e estudantes constituem a sua unidade escolar? Informe o número de estudantes matriculados no período 2009-2010 e o número de professores: .......(até 5 linhas)


O Colégio Estadual Duque de Caxias – Escola Quilombola conta com 16 docentes licenciados e efetivos, Secretária da Educação Estado da Bahia, e 04 estagiários do Instituo Euvaldo Lodi. Em 2009 estávamos num prédio fora da comunidade porque o nosso foi interditado e passaria por uma reforma geral, assim não realizamos novas matrículas, por conta disso estamos apenas com 680 estudantes matriculados nas modalidades do Ensino Regular (5ª a 3ª Série do Ensino Médio; EJA II e III) e temos capacidade para 1.080 estudantes. 2011 abriremos para matrículas novas.


c) A unidade escolar já foi agraciada com o Prêmio Educar para Igualdade Racial do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT?

Sim ( ) Não (X )
Se sim, em que período?..........(1 linha)


2. Questões avaliativas:
1) A unidade escolar desenvolveu práticas pedagógicas relativas à implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Etnicorraciais e do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no período de 2009 a 2010?

(X ) Sim Não ( )
Se sim, descreva resumidamente quais práticas foram realizadas no período.........(até 20 linhas)

A principal implementação em 2009 foi o pedagógico assumir que para uma escola quilombola há necessidade efetivação de uma educação quilombola. Para tal realizamos uma pesquisa com a comunidade escolar e constatamos que a auto-estima do homem negro e da mulher negra encontrava-se muito baixa. Daí surgiu quatro temas gerados: 1º Inserir a identidade quilombola do bairro e da escola, 2009; 2º Realizamos projetos e eventos que elevassem o conhecimento da ancestralidade elevando assim a auto- estima da comunidade escolar, 2010; 3º Estudarmos as ações do movimento negro no estado da Bahia e o histórico da luta quilombola, em especial, e no Brasil, 2011; Articular os conhecimentos já adquiridos para estudar o continente africano sem o olhar escravocrata, e sim humano parte integrante do processo histórico social, bem como o sentido de diáspora, 2012. Para atender essa demanda pedagógica ocorreu a reformulação da Matriz Curricular, incluindo a disciplina Estudos Baianos no ensino Fundamental e Cultura Regional no Ensino Médio, os Plano de Curso das disciplinas precisaram do olhar negro, e não apenas do branco. O PDDE/PDE-Escola e o Mais Educação tiveram com eixo as diretrizes da Educação Quilombola, significa resgatar e valorizar a cultura africana. É o reavivamento da irmandade na educação. A Lei 10.639/03, Parecer 003/04 do CNE e a Lei 11.645 tem norteado a reconstrução da identidade quilombola do Barro Preto.


3. Questões Seletivas:
Fortalecimento do marco legal – Eixo 1 2
2) A escola elaborou um Projeto Político Pedagógico que contemple a orientação para implementação da educação das relações étnico-raciais e o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, no período de 2009 a 2010?

Sim (X ) Não ( )
Se sim, informe o ano letivo em que o Plano Político Pedagógico foi elaborado e descreva como a temática foi trabalhada................ (até 20 linhas)

Iniciamos a construção meados de 2008. Primeiro fizemos um diagnóstico (através de questionários, entrevistas, conversas informais) observamos a situação da comunidade escolar, o conceito que a comunidade tinha do estudante do Barro Preto-quilombola e com essas bases operacionalizamos o Projeto Político da escola quilombola tendo como foco o humano e sua história anterior. A proposta não é transformar o estudante, mas o instrumentalizar para indagar, questionar sua inserção na sociedade como agente modificado pertencente a um grupo étnico tão importante quanto qualquer outro. Modificar uma teia cultural é algo desafiador e lento, como primeiro passo as gestoras iniciaram um diálogo estreito e em forma de parceria contínua com ODEERE, – Órgão de Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afro-Brasileiras –fundado em 2005 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Campos de Jequié, com o objetivo de dar visibilidade à cultura negra e suas inferências na configuração educacional e sociocultural do nosso município e IAT – Instituto de Educação Anísio Teixeira, através de Cursos de DH e Diversidade e a Coordenação de Diversidade da SEC, para nos apropriarmos dos diversos olhares da construção identitária da nossa sociedade e dentro deste viés impulsionar o corpo docente, discente e funcionários, a atuarem como multiplicadores de uma cultura excluída e marginalizada. Fortalecer o sentimento de pertença de sua cultura macro e mico. As parcerias também foram de grande relevância ODEERE – Órgão de Educação e Relação Étnicas promoveram palestras, mini-cursos, mesas redondas, eventos culturais que ressaltassem os saberes afros durante todo o ano letivo e firmamos uma parceria para que os funcionários e estudantes do Ensino Médio pudessem se inscrever em 2011 no Curso de Extensão em Educação e Culturas Afro-Brasileiras. Assim, o conteúdo programático se apoiou em estratégias pedagógicas e políticas para valorizar o saber local. A capoeira, o Hip Hop, os instrumentos de percussão, oficinas de bordado, penteado e moda afro-brasileira, maquiagem que valorize a mulher negra, grafite e grafitagem africana, pintura em tela, poemas, crônicas, cultivo de plantas medicinais e hortaliças que já faziam parte do cotidiano do estudante passaram a ser valorizados e utilizados no aprendizado de matemática, leitura e interpretação, história, geografia, inglês, educação física é o saber sistematizado tendo valor no dia a dia do povo. Acrescentamos no Projeto Pedagógico a necessidade do docente e gestoras realizarem os curso oferecidos pelo ODEERE, principalmente o de Didática para o ensino de Historia e culturas Afro-Brasileiras e Africanas, além de que todo docente tendo interesse em ser programado em nossa escola precisa ter a disponibilidade para querer entender a temática da escola sem os preconceitos constituído ao logo dos anos.



3) A unidade escolar atualizou outros manuais internos, programas e/ou documentos orientadores dos currículos e conteúdos a serem trabalhados na escola, de modo a inserir a educação das relações étnico-raciais e o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, no período de 2009 a 2010?

Sim (X ) Não ( )
Se sim , descreva quais documentos foram atualizados e como isso se deu:..............(até 10 linhas)

A Matriz Curricular foi adequada a realidade afro-brasileira; O PDDE/PDE-Escola foi todo direcionado para o conhecimento da cultura africana e afro-brasileira, com realização de oficinas apoiadas por pesquisadores do ODEERE; O Mais Educação teve sua reestruturação com base na proposta da escola quilombola, educação quilombola; A merenda escolar – PNAQ tem o seu cardápio organizado como base na gastronomia africana e afro-brasileira; o FAED é direcionado para adequar o ambiente escolar a cultura local; o Regimento Interno foi adequado tendo como base o Estatuto da Igualdade Racial e assim promover e proteger a diversidade de expressões culturais, será homologado assim que a SEC enviar as diretrizes Estaduais. Os Planos de Cursos são anualmente adequados a temática pedagógica da escola.


Políticas de Formação de gestores e profissionais de educação – Eixo 2:
7. A escola participou ou participa de alguma iniciativa especificamente, voltada para a qualificação de seu pessoal, sejam professores, gestores e/ou funcionários da unidade escolar, visando o combate ao racismo, à discriminação e o ensino de relações étnico-racias entre os anos de 2009/2010?

Sim (X ) não ( )
Se sim, descreva quais foram as experiências, quando ocorreram, quantas pessoas participaram, qual foi a duração das atividades e quais as principais aprendizagens vivenciadas..................(até 25 linhas)

Em 2005, a gestora realizou o curso de especialização em Antropologia, com Ênfase em Cultura Afro-brasileira, promovido pelo ODEERE anualmente, e tornou-se voluntária do núcleo ODEERE, em especial do Projeto Êre, estreitando ainda mais a troca de saberes entre as duas entidades. 2008, a gestora e vice-gestora do noturno já realizaram dois curso de Direitos Humanos e Diversidade e refizeram em 2010; participaram do I e II Fórum para Educação Quilombola, 2009 e 2010. Desde 2008 o corpo docente e funcionário são motivados a estudar e observar mais atentamente o modo como nós, negros e negras, somos citados nas conversas informais e formais, nas políticas públicas, como somos representados nos poderes públicos e principalmente como é representada as religiões de matriz africana. Para mover este moinho de indagações a escola envia seu corpo docente, discente e funcionários para participarem de eventos organizados pelo ODEERE, e principalmente, apoiar na organização das atividades da Semana da Pertença promovida anualmente pelo ODEERE, no mês de novembro; propícia palestras, conversas, troca de experiências, tenta trazer para o seio da escola os membros de organizações não governamentais como o Grupo “Mocambo Odara” e “NEAB’s” – Núcleo de estudos afro-brasileiros - que trabalham com a base da difusão da igualdade de direitos e deveres dos seres humanos, independente da etnia. A Secretaria da Educação da Bahia promove agora, em 2010, o Curso de Formação de Professores e Professora do Estado da Bahia em Educação das Relações étnico-Raciais e para o ensino História e Cultura Africana e afro-brasileira no Território de Identidade Médio Rio das Contas e Vitória da Conquista, do qual duas docentes e duas gestoras participaram.

8. A escola conta com professores que participam ou participaram de alguma iniciativa de formação continuada em relação à diversidade, direitos humanos ou educação para as relações étnico-raciais, ainda que sejam iniciativas individuais?

Sim ( X) não ( )
Se sim, informe quantos professores, quais foram as iniciativas de formação, quando ocorreram e de que forma a qualificação individual dos professores se relacionou com as atividades da escola................(até 20 linhas)

A gestora, Ângela Eça de Oliveira, participa do núcleo de estudo e pesquisadores do ODEERE, coordenador Mestre Profº Marcos Lopes e a Drª Professora Marise Santana, com encontros todas as quartas-feiras, das 18 H às 20 H. Estes momentos são divididos em estudos teóricos, didáticos e práticos sempre tendo como foco a emancipação humana e cidadã de todo um povo sem discriminação étnico, de gênero, credo... Além destes encontros a gestora está participando ativamente da construção da proposta pedagógica a ser apresentada para toda escola quilombola, não como modelo, mas como motivação da possibilidade de termos o saber sistematizado intrínseco com o saber popular tendo como resposta a motivação do estudante em fazer parte da escola, não se permitir evadir por qualquer motivo que seja, de assumir a postura de cidadão consciente das transformações sociais que depende de sua postura atuante e constante. A vice- gestora, Evilúzia Silva Moura, é uma estudante dedicada dos Direitos Humanos e Diversidade, essa temática fez com que as propostas dos Tempos Formativos tomassem uma nova visão de cuidar dos diferentes, da obrigação de observar o outro como outro e não como um reflexo de um indivíduo pronto. Isso fez com que o turno noturno ganhasse mais ânimo e abertura para se inserir em todas as propostas da escola. A Profº Wildes Cadozo, licenciada em Letras, em 2010, focou seu estudo e olhar para a arte africana e afro-brasileira; já a Profº Amélia Fernandes, licenciada em Biologia voltou suas indagações para os albinos africanos e sua cultura; a Profª Eliana Sardinha realizou o GESTAR em matemática e teve o foco do conteúdo programático nas origens da matemática com raiz africana; O profº José Lima Novaes desenvolve estudos sobre as religiões de matriz africana, mas por estar afastado da escola não pode, ainda, nos embevecer do seu saber.

Política de material didático e para-didático – Eixo 3: 3
9. A unidade escolar utilizou livros didáticos específicos para o ensino da temática da Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, no período de 2009 a 2010 ?
Sim (X ) não ( )

Enviamos um ofício para a Coordenação de Diversidade da Secretaria da Educação, Profª Nádia Cardoso, solicitando o envio do Kit Yoté O Jogo da nossa história, que será utilizado em 2011

Se sim , informe quais os livros foram utilizados, em quantas turmas, quantos alunos foram atendidos e quais os reflexos da abordagem da temática dos livros no contexto da comunidade escolar foram destacados.........(até 25 linhas)

10. A unidade escolar adquiriu e/ou construiu, além dos livros didáticos, outros materiais didático-pedagógicos que respeitem e promovam a diversidade etnico-racial, e/ou de gênero , e/ou a inclusão de pessoas com deficiências, tais como filmes, jogos, livros, brinquedos, instrumentos musicais, programas de computadores no período entre os anos 2009 e 2010?
Sim (X ) Não ( )
Se sim, informe quais foram esses materiais, quem são os autores, qual o público atendido, como ocorreu a utilização e quais os reflexos da abordagem da temática por meio desses materiais foram percebidos na comunidade escolar.......(Até 25 linhas)

A escola foi reformada pela SUCAB – Superintendência de Construções Administrativas da Bahia – tendo o cuidado de adequar o espaço físico para os deficientes, deixar área externa para os cultivos das ervas de origem africana e afro-brasileira, assim a comunidade escolar e local sentiu-se valorizada, prestigiada pelos poderes públicos que nos deixaram por mais de 40 anos vivendo em escombros. Estamos recebemos do MEC uma sala multifuncional para apoiar os estudantes especiais (computadores, jogos, livros, cd.), uma parte do material chegou e estamos aguardando a outra, como a sala não ficou montada, ainda, não podemos mesurar a reação da comunidade. Foram matriculados doze estudantes especiais, sendo seis estudantes deficientes auditivos que freqüentam as aulas com apoio das interpretes e seis deficientes mentais que são acompanhados pelos psiquiatras do Hospital Geral Prado Valadares. A equipe gestora também realiza um trabalho de conscientização de ver o diferente como natural, anormal é a falta de diversidade auxiliando a inclusão e desenvolvimento sistematizados destes estudantes. Através de uma parceria com a SEC, a Fundação Palmares e o comércio conseguimos livros que tem como tema a cultura africana, estudos sobre a Lei 10.639/03, o negro e o trabalho, as raízes afro, etc, estes não conseguiram cativar com muito afinco os docentes e discentes já que a prática de leitura é outro processo lento, além do mais estamos quebrando paradigmas e reconstruindo nossos conceitos sobre o diverso. . Adquirimos com recurso do PDDE/PDE-Escola material para confeccionarmos instrumentos de percussão, berimbau, caxixi, atabaque e formamos a batida quilombola na comunidade escolar que encontra se embevecida. Estudantes que já haviam desistido da escola retornaram, no entanto precisamos fazer um trabalho junto a comunidade local sobre a cultura africana e afro-brasileira que escuta a batida quilombola como uma homenagem a deuses diabólicos. Também com o PDDE/PDE-Escola promove oficinas de teatro, capoeira e dança afro para despertar nos discentes o respeito pelo seu corpo, pelo seu meio ambiente, a disciplina, essencial para o convívio social, e respeito aos ancestrais. Estas aulas acontecem nos finais de semanas e são os xodós das estudantes e dos estudantes.

Gestão democrática e mecanismos de participação social – Eixo 4
11. A escola construiu coletivamente, reproduziu e/ou adquiriu, no período de 2009 a 2010, alternativas pedagógicas para educação das relações étnico-raciais e o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, tais como jogos, dinâmicas, passeios, atividades extracurriculares, metodologias inovadoras, etc.?
Sim (X) Não ( )
Se sim , informe como se deu esse processo e quais alternativas foram incluídas na prática escolar..........(até 25 linhas)

Na reconstrução do PDDE/PDE-Escola junto com o Colegiado Escolar organizamos um Plano de Ação que tivesse a reafirmação da história de resistência, de identidade étnica, de saberes e jeito próprio de ensinar e aprender. Para tanto promovemos aos estudantes uma visita a algumas cidades baianas onde o legado africano é bem forte – Salvador e Recôncavo baiano, em excursão didaticamente planejada e acompanhada pela UESB/ODEERE (Saída de Jequié. Roteiro Passé, Salvador, São Francisco do Conde, Candeias, Santo Amaro, Cachoeirra, São Félix, Muritiba. Em Salvador visitaremos: Pelourinho, Casa do Benin, Casa de Angola, Museu Afro-Brasileiro e nas outras cidades visita a cidade Histórica), no período de 03 a 06/12/2010; Promover a visita dos estudantes a Barragem da Pedra, em Jequié, em excursão didaticamente planejada, em que os estudantes possam conhecer melhor a biodiversidade da caatinga e a origem histórica da nossa cidade. Realização 25/08/2010. Promover Recital “Letras no Quilombo”. Esse com o objetivo de qualificar o ensino da leitura, produção e interpretação de textos, ampliando assim os horizontes dos estudantes, bem como a sua atuação na transformação da realidade que o cerca. Os textos da Olimpíada da Língua Portuguesa, cuja temática foi a cultura africana e afro-brasileira foram apresentados; também recebemos convidados da Secretaria de Cultura de do Município e o artista Lelos. A comunidade escola do diurno recebeu com grande euforia, já o noturno, alguns, enxergaram com um culto religioso. Realização 22/10/2010. Promoção da I Feira Cultural Negra, a fim de divulgar os projetos pedagógicos desenvolvidos durante o ano, e ampliar o conhecimento sobre a cultura africana no Brasil, e em especial elevar a auto-estima do estudante como agente fomentador de cultura. Realização 24, 25, 26 e 27/11/2010. Até o momento tem sido recebido pela comunidade escolar com olhares encantados, olhares desconfiados e confusos. A quebra de preconceitos é uma meta audaciosa quando percebemos mais de 500 anos de negação do negro.

12. No período de 2009 a 2010 a escola manteve algum tipo de diálogo e trocam com outras instituições de ensino, gestores públicos, instituições da sociedade civil organizada como, por exemplo, organizações não governamentais, movimento negro e/ou outros movimentos sociais, de modo a contribuir com a implementação da Lei 10639/03 e 11.645/08?
Sim (X) Não ()

Se sim, informe como se deu esse processo, quais foram os interlocutores e quais os reflexos dessa interação no cotidiano escolar... (até 20 linhas)

Toda a proposta pedagógica da escola vem sendo discutida e avaliada pelo ODEERE, a Coordenação de Diversidade da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Outra grande parceira é a militante Gerusa Bispo que atua no Pedagógico da Direc 13. Estes interlocutores tem sido de grande valia para nos amparar e apoiar nos momentos em que o corpo docente não percebe a beleza que vem ocorrendo na educação, onde todos, negros, branco, índios e mestiços tem direito a adentra e sair da escola com o diploma; ou quando o próprio discente em algum momento acredita que estamos vivendo uma utopia e que nunca o preto será “gente como o branco”.

13. No período 2009 e 2010 a escola promoveu e/ou apoiou atividades com participação comunitária de maneira a proporcionar maior integração da população com a Educação e com o espaço escolar?
Sim (X) Não ()

Se sim, informe como se deu esse processo e em que contexto elas ocorreram. 4 ..................(até 20 linhas)

Todos os projetos realizados pela escola, PDDE/PDE-Escola, Mais Educação, PDDE, Contratação de funcionários, monitores tem como parceiro a comunidade local. Há uma cota para a comunidade participar dos eventos desde que sigam as normas da unidade escolar. A quadra poliesportiva é utilizada pela comunidade local e escolar dentro da ordem e disciplina nos finais de semana.

Avaliação e monitoramento – Eixo 5
14. A escola tem conhecimento de como se autodeclaram seus funcionários, professores e/ou estudantes em relação a raça/cor/etnia, de acordo com as categorias utilizadas pelo IBGE (branco, preto, pardo, amarelo e indígena) no período de 2009 a 2010?
Sim (X) Não ()
Se sim, informe como a escola levantou esses dados, quais as proporções entre os seus funcionários e estudantes em relação às categorias do IBGE (brancos, pretos, pardos, amarelos e indígenas) e como o conhecimento desses dados foi utilizado no planejamento escolar.........(até 15 linhas)

Dentre os funcionários, professores e estudantes da escola através de conversa informal foram evidenciados que 60% não conseguem se colocar na categoria de negro, prefere o pardo. Acreditam que com isso serão mais valorizados pela sociedade. Ao percebermos isso reestruturamos o Projeto Político Pedagógico, PDDE/PDE-escola, Mais Educação vem reafirmando a beleza de ser negro e a valorização da nossa cultura que deve partir primeiro de nós, para depois o outro enxergar. A palavra negro/preto, negra/preta ainda é carregada da marcas da escravidão, do opressor no oprimido. Estamos caminhando, mas os passos devem ser lentos para não escorregamos. Caminhar sempre.

15. A escola promoveu alguma forma de avaliação e/ou acompanhamento a respeito das ações de implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira no período de 2009 a 2010?

Sim () Não (X) Esta ação será realizada no início de 2011, na semana pedagógica.

Se sim, descreva como foi realizada essa avaliação e/ou acompanhamento e como os resultados dessa avaliação foram utilizados............(até 10 linhas)

Condições institucionais – Eixo 6
16. No período de 2009 a 2010, a escola promoveu alguma iniciativa seja em relação à melhoria das instalações físicas da escola, seja a aquisição de equipamentos, seja a ampliação das vagas oferecidas, ou do número de turmas, seja da organização dos espaços (murais, biblioteca, horta, jardim, etc.) para melhor assistir a educação para comunidades remanescentes de quilombos, ou a educação infantil, ou a educação de jovens e adultos, ou a alfabetização de jovens e adultos?

Sim (X) Não ()
Se sim, descreva quais as modalidades educacionais foram atendidas, quais as iniciativas foram realizadas e qual o público beneficiado: .......(até 20 linhas)

A rede física foi toda reformada no início de 2010 e entregue a comunidade escolar em agosto de 2010. Toda a estrutura na medida do possível foi adaptada para os estudantes remanescentes quilombolas. Vale salientar que a escola esta na lista do MEC para ampliação e construção de biblioteca, vestiário, arquibancada e auditório. As comodidades do corpo docente foram melhoradas com aquisição de armários, mesas, sofás, condicionador de ar, computadores com acesso a internet; a secretaria foi ampliada e construiu um arquivo para as pastas dos ex-estudantes. Outro arquivo foi construído para guardar o material esportivo, artístico e musical, contamos também com um porão para acomodar o palco utilizado nos eventos e armazenar o material de limpeza. A cozinha foi totalmente modificada, o mobiliário construído pré-moldado e os refrigeradores reformados. Ganhamos duas salas de informática uma com 20 computadores e a outra com 10 computadores todos com acesso a internet. A escola conta com internet sem fio podendo ser utilizada pelos docentes e visitantes. Os banheiros tornaram-se dignos e humanizados, o papel higiênico não falta. Duas salas que eram desproporcionais foram readaptadas e colocadas dentro do padrão. Dois quiosques foram construídos na área externa para receber o estudante no intervalo e horário vago. Adquirimos mesas para refeitório, humanizando o momento das refeições. Contamos com murais informativos e de prestação de contas. Temos um belo jardim, horta medicinal está sendo preparada a terra para receber as hortaliças serão utilizadas na merenda escola.


17. Descreva resumidamente qual o diferencial da atuação de sua escola em relação à implementação da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnicos Raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, especialmente em relação à superação de carências, dificuldades e dos obstáculos encontrados......... (até 15 linhas)

O grande diferencial da atuação da nossa escola é estar inserida numa comunidade quilombola que se manifesta de formas variadas para tentar adquirir e entender a sua atuação na sociedade atual. Manifestações estas muitas vezes em forma de vandalismo e a missão da escola é transformar o tumulto dos excluídos em manifestações inseridas num contexto político e organizado. Como primeira ação é a descoberta do ser negro e como a imagem do negro foi construída pela sociedade, depois o fazer qualificado para desconstruir os conceitos negativos da sua cultura do seu povo, do seu olhar. Entender que para alterar as ações sociais precisa habilitar-se para tal, reconhecer o saber dos mais velhos e construir o seu saber com bases solidas. Isto significa comunidade e escola de braços dados vendo vários caminhos e apontado uma direção.

18. No período de 2009 a 2010 a escola apoiou projetos e/ou iniciativas próprias dos estudantes em que a temática das relações étnico-racias e da
Cultura africana e afro-brasileira tenha sido abordada, inclusive aquelas desenvolvidas fora do horário regular das aulas ou aquelas em que os estudantes tenham sido responsáveis pela organização e/ou realização ?
(X) Sim () Não
Se sim, descreva quais iniciativas foram realizadas. ...........(até 15 linhas)

As aulas de teatro, com enfoque na cultura negra, foi solicitada por um grupo de estudantes e apoiada pela Profª Reda Luciene Gomes da Silva, aos sábados; O grupo de Capoeira dirigido pelo monitor Profº Alex, foi iniciado pelo PDE-Escola e solicitado pelos estudantes que continuasse todos os sábados a tarde; o Grupo de dança, monitores dois moradores da comunidade Leonardo e Paulo César, com leitura de músicas africanas motivado pelo PDE-Escola tomou também o mesmo rumo. As adolescentes e os adolescentes sentiram o pulsar de sua cultura, a ancestralidade veio a tona e o desejo de ser igual junto aos diferentes superou obstáculos antes vistos como intransponíveis.

19. No período de 2009 a 2010 foi realizada alguma iniciativa de recuperação, registro e/ou pesquisa, referente às atividades vivenciadas pela comunidade escolar, ou em relação à história e cultura locais, que guardem quaisquer relações com a história e cultura africana e /ou afro-brasileira (como por exemplo, reprodução, fotografia, gravação, filmagem, descrição, pesquisas de visitas, palestras, apresentações artísticas, projetos escolares, depoimentos de familiares, edificações e objetos históricos, etc.)?

(x) Sim () Não Se sim, descreva quais iniciativas foram realizadas e quais os sujeitos envolvidos nas atividades ........... (até 15 linhas)

Todos os eventos da escola promovem a cultura africana e afro-brasileira todos foram registrados através de filmagem, reprodução, fotografia, apresentações artísticas, elaboração de projetos, depoimentos de familiares. Nos anexos tudo poderá ser comprovado

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