Reunião
corpo docente e representantes de estudantes, 2010
Aos
vinte e quatro de setembro de dois mil e dez realizou-se no nesta unidade
escolar uma reunião com Corpo Docente e representante do Corpo discente, tendo
como pauta o projeto do Governo Federal “O Mais Educação”- Educação de tempo
Integral. O objetivo específico da reunião foi orientar quanto ao funcionamento
do projeto e a necessidade de qualificar a relação escola x comunidade. A
diretora, Ângela Eça de Oliveira, iniciou a reunião explicando que a moral
expressa o que desejamos. É a moral que nos ensina que nossos próprios
interesses conscientemente devem ser limitado em favor da convivência. É a
aceitação de que os outros, próximos ou distantes, também possuem interesses
que devem ser levados em consideração.
A
política é o que conseguimos fazer. Na política quase nunca fazemos o que
desejamos realmente, mas o que é possível, tendo em vista algumas metas
imediatas consideradas mais importantes.
Mas
ninguém pode pressupor que possui o monopólio da verdade moral. É sempre bom
duvidar de si mesmo. Cada um de nós sabe dos seus limites e fraquezas, físicos
e mentais, mas, sobretudo os morais, que aparecem naquelas circunstâncias em
que deixamos de realizar o que desejamos para sucumbir diante do que é mais
compensador.
"Não
façais aos outros, o que não queres que façam a ti" é um principio que
continua satisfatório.
A
liberdade não quer dizer que tudo deva ser permitido, mas que o ser humano tem
o direito de escolher o seu lugar no mundo. A liberdade que já conquistamos
garante a cada um o direito de eleger os próprios valores. O ideal é que não
sejam valores que impliquem na destruição daquilo que é essencial para a
existência da humanidade: a convivência. A escola e a moral devem ser laica.
Logo em seguida informou sobre o material didático adquirido com o
PDDE/PDE-Escola, no valor de R$ 13.000,00 (treze mil reais) e está guardado na
sala da vice-direção, por este motivo se faz obrigatório ter uma responsável
pela sala, no caso a vice-diretora. A professora Zélia disse não concordar com
a medida já que no turno vespertino não havia presença da vice-diretora, sendo
assim as professores e professores teriam que ir até o pavilhão uma para beber
água e fazer quaisquer atividades. Mesmo assim a diretora foi enfática em
afirmar da impossibilidade da sala ficar aberta sem uma pessoa para responder,
já que o material das oficinas é pequeno e de fácil manuseio. A professora
Marineusa Matos, do turno noturno, disse que esta atitude lava a acreditar que
entre os docentes tinha um larápio. A diretora foi mais incisiva em afirmar
veementemente que o seu tempo de Duque de Caxias lha permitia afirmar que entre
os docentes não existia nenhum docente amoral, a referida professora esta sendo
leviana com as palavras. Desfeito o mal entendido a reunião continuou com a
apresentação do slide: Relação Escola X Comunidade, deixando agendada uma
reunião com a família dia 28/09/2010. Em seguida questionou aos presentes a Relação
conteúdo sistematizado e a vida do estudante, solicitando ao corpo docente que
ouvisse o estudante antes de entregar o Plano de Curso, referente ao ano de
2011, esse deverá ser entregue dia 26/10/2010. Não se esquecendo do enfoque na
Lei 10.639/07, a norteadora das atividades de uma escola reconhecida como quilombola.
Depois foi relatada a relação da escola com a comunidade: através do PDDE/PDE
ESCOLA (oficinas aos sábados. Capoeira, Grafite, Grafitagem, dança, construção
de instrumentos de percussão, teatro, bordados africanos, trança, maquiagem
para mulheres negras); A quadra poliesportiva também é utilizada pelos
moradores da comunidade durante a semana, no período das 17h30min ás 18h30min,
aos sábados e domingos turno matutino e vespertino. Convocou aos docentes e estudantes para refletirem
sobre: Como é a participação dos estudantes dentro da escola? A escola adota aulas práticas?Os estudantes fazem
trabalhos a partir de vivência na comunidade? Há desencontro entre o que a
escola ensina e a vida do estudante? O que você acredita que
pode fazer para ajudar? A resposta seria
trabalhada na próxima reunião, outubro. Aproveitou a oportunidade para propor
trabalhos pedagógicos envolvendo VISITAS: MUSEU, BIBLIOTECA MUNICIPAL; FÁBRICAS; DIREC
13; FÓRUM, PRESÍDIO, ASILO, CRECHES e especialmente ENTREVISTAS envolvendo os: MORADORES DA COMUNIDADE do
Barro Preto e Alto da Bela Vista. Salientou a proposição de termos como a Visão
da escola “Estudante cidadão é agente transformador do seu meio e sofre
transformações”. Missão “Emancipação do
estudante cidadão.” Ouviu alguns estudantes e docentes, mas pediu que
refletissem mais um pouco e no próximo encontro anotariam as metas para 2011.
Seguindo adiante explicou como funcionaria o Programa Mais Educação, em slide.
Legislação Conforme o Decreto (n° 7.083/2010), os princípios da Educação Integral são traduzidos pela compreensão do direito de aprender
como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade
e à convivência familiar e comunitária; e como condição para o próprio
desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática. A Educação
Integral está presente na legislação educacional brasileira e pode ser
apreendida em nossa Constituição Federal, nos artigos 205, 206 e 227;no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº
9089/1990); em nossa Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 394/1996), nos artigos
34 e 87; no Plano Nacional de Educação
(Lei nº 10.179/01) e no Fundo Nacional de manutenção e Desenvolvimento do
Ensino Básico e de Valorização do Magistério (Lei nº11.494/2007). Tem como meta
a
ampliação progressiva da jornada escolar para um período de, pelo menos, 7
horas diárias, além de promover a participação das comunidades na gestão das
escolas, incentivando o fortalecimento e a instituição de Conselhos Escolares.
(Lei nº 11.494, 20/07/2007); ser elemento de
articulação, no bairro, do arranjo educativo local em conexão com a comunidade
que organiza em torno da escola pública, mediante ampliação da jornada escolar,
ações na área da cultura, do esporte, dos direitos humanos e do desenvolvimento
social. O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria
de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola
(PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para as
escolas dos territórios prioritários. Atividades a serem desenvolvida no
Colégio Estadual Duque de Caxias: ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (OBRIGATÓRIA
PELO MENOS UMA ATIVIDADE)1.1 Ensino Fundamental 1.1.1 Matemática 1.1.2 Letramento/Alfabetização
2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2.2 Horta Escolar e/ou Comunitária; CULTURA E
ARTES 5.4 Hip-Hop, 5.12 Capoeira, 7. PROMOÇÃO DA SAÚDE 7.1 Promoção
da Saúde e Prevenção de Doenças e Agravos. O
programa tem como foco os estudantes que apresentam defasagem idade/ano; estudantes
das séries finais da 2ª fase do ensino fundamental (8º e/ou 9º anos), onde
existe um alto índice de abandono após a conclusão;· estudantes de anos/séries
onde são detectados índices de evasão e/ou repetência e assim sucessivamente; estudantes
que desempenham papel de lideranças congregadoras em relação aos seus colegas.
Foi ressaltado ainda pela gestora que o número de alunado participante deve
estar inscrito no mínimo em 5 atividades; é desejável que a escola estabeleça
relações entre as atividades do Programa Mais Educação e as atividades
curriculares na perspectiva de constituição de um tempo continuum. As
turmas deverão ter 30 estudantes que poderão ser de idades e séries variadas,
conforme as características de cada atividade. O trabalho de monitoria deverá ser desempenhado,
preferencialmente, por estudantes universitários de formação específica nas
áreas de desenvolvimento das atividades ou pessoas da comunidade com
habilidades apropriadas, como, por exemplo, mestre de capoeira, contador de
histórias, agricultor para horta escolar etc. Além disso, poderão desempenhar a
função de monitoria, de acordo com suas competências, saberes e habilidades,
estudantes da EJA e estudantes do Ensino Médio. Para cada uma das atividades do
Programa, há um kit de material específico. Insumos para impressão podem ser
substituídos por serviço de impressão nos casos indicados. Os kits poderão ser
adquiridos de duas formas:
Por meio do repasse de recursos financeiros do
FNDE/MEC para as UEx, ficando estas, neste caso, responsáveis pela aquisição. O
projeto terá início no dia 04/10/2010 com duração de dez meses de financiamento
correspondem a dez meses letivos de atividades, não correspondendo,
necessariamente, ao ano civil. No caso de não utilização total dos recursos, os
mesmos poderão ser reprogramados para o ano seguinte. Custeio, para o ressarcimento de despesas de
alimentação e transporte dos monitores responsáveis pelo desenvolvimento de
atividades de acompanhamento pedagógico, atividades culturais, artísticas,
esportivas, de lazer, de direitos humanos, de Educação Ambiental, de cultura
digital, de saúde, de comunicação e uso de mídias e outras previstas neste
manual. O trabalho do monitor deverá ser considerado de natureza voluntária, na
forma definida pela Lei nº 9.608 de 18 de fevereiro de 1998, e o ressarcimento
das despesas deverão ser calculado de acordo com o número de turmas monitoradas
e limitado a R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, conforme a tabela a seguir: Valor do Ressarcimento Destinado ao Monitor, por
Turma. Quantidade de turmas. Valor (R$)01
60,00; 02 120,00; 03 180,00; 04
240,00; 05 300,00. Os recursos para a alimentação escolar estão garantidos pela
RESOLUÇÃO nº 38, de 10 de agosto de 2009, do Programa Nacional de Alimentação
Escolar - PNAE), que estabelece o valor de R$ 0,90 (noventa centavos de real)
para os estudantes participantes do Programa Mais Educação. Os recursos
financeiros serão transferidos às Secretarias Estaduais, que atenderão às
escolas mediante envio de gêneros alimentícios ou repasse dos recursos às
Unidades Executoras. https://www.planalto.gov.br/Consea/static/documentos/outros/fnde.pdf.pdf.
Acompanhamento pedagógico: Matemática – Potencialização de aprendizagens
matemáticas significativas por meio de resoluções de problemas, mobilizando os
recursos cognitivos dos educandos. Letramento/Alfabetização – Desenvolvimento
da função social da língua portuguesa, comunicação verbal, leitura e escrita.
Compreensão e produção de textos dos mais diversos gêneros em diferentes
situações comunicativas, tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral.
Horta Escolar e/ou Comunitária - Implantação da horta como um espaço educador
sustentável, que estimule a incorporação, a percepção e a valorização da
dimensão educativa a partir do meio ambiente, bem como produtora de
aprendizagens múltiplas e significativas. Hip Hop - Valorização do Hip Hop como
expressão cultural juvenil que busca enraizamento identitário local/global.
Estímulo ao protagonismo juvenil na concepção de projetos culturais, sociais e
artísticos a serem desenvolvidos na escola ou na comunidade. Capoeira -
Incentivo à prática da capoeira como motivação para desenvolvimento cultural,
social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes, enfatizando
os seus aspectos culturais, físicos, éticos, estéticos e sociais, a origem e
evolução da capoeira, seu histórico, fundamentos, rituais, músicas, cânticos,
instrumentos, jogo e roda e seus mestres.
Atividades de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças
e Agravos - por meio de alimentação saudável dentro e fora da escola; Saúde
Bucal; Práticas Corporais e Educação do Movimento; Educação para a Saúde
Sexual, Saúde Reprodutiva e Prevenção das DST/AIDS; Prevenção ao Uso de Álcool,
Tabaco e Outras Drogas; Saúde Ambiental; Promoção da Cultura de Paz e Prevenção
das Violências e Acidentes. Criação de estratégias de promoção da saúde e
prevenção de doenças e agravos a partir do estudo de problemas de saúde regionais:
dengue, hanseníase, doença falciforme, outros. Promoção da saúde e prevenção de
doenças e agravos no currículo escolar.
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