quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Projeto Político-Pedagógico


O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola pode ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo. Por esse motivo é chegada à hora da escola assumir seus problemas e ir à busca das soluções. Projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante. Redação provisória da lei. Plano geral de edificação. Assim iremos planejar nossas intencionalidades, para podermos realizá-las de maneira dinâmica e o mais eficaz possível. Podemos nessa projeção fazer um elo com o passado para apresentarmos projetarmos o futuro desejável com ações profícuas no presente. Nos projetos anuais apontaremos um tema gerador que servirá como eixo no processo educativo da escola.   O PPP é político, pois não é dissociado da realidade sociopolítica. É pedagógico no momento que sua intencionalidade é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. É um processo de reflexão constante, exigindo dos participantes atuações, vivência democrática, exercício de cidadania. Ao desenvolvê-lo, diminuímos a hierarquização dentro da escola e buscamos eliminar as relações competitivas, corporativistas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia. É a organização global e fragmentada da escola, é um caminhar no caminho sonhado por todos da comunidade.   É um momento de construção identitária: Quem somos? Qual o real significado da nossa escola em nossas vidas? É um momento de conhecer o eu coletivo representado pela escola.


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