O
Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola pode ser entendido como a própria
organização do trabalho pedagógico da escola como um todo. Por esse motivo é
chegada à hora da escola assumir seus problemas e ir à busca das soluções.
Projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo projicere,
que significa lançar para diante. Redação provisória da lei. Plano geral de
edificação. Assim iremos planejar nossas intencionalidades, para podermos
realizá-las de maneira dinâmica e o mais eficaz possível. Podemos nessa projeção
fazer um elo com o passado para apresentarmos projetarmos o futuro desejável
com ações profícuas no presente. Nos projetos anuais apontaremos um tema
gerador que servirá como eixo no processo educativo da escola. O PPP é político, pois não é dissociado da
realidade sociopolítica. É pedagógico no momento que sua intencionalidade é a
formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e
criativo. É um processo de reflexão constante, exigindo dos participantes
atuações, vivência democrática, exercício de cidadania. Ao desenvolvê-lo,
diminuímos a hierarquização dentro da escola e buscamos eliminar as relações
competitivas, corporativistas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando
impessoal e racionalizado da burocracia. É a organização global e fragmentada
da escola, é um caminhar no caminho sonhado por todos da comunidade. É um momento de construção identitária: Quem
somos? Qual o real significado da nossa escola em nossas vidas? É um momento de
conhecer o eu coletivo representado pela escola.
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