- nos aspectos cultural, social e econômico:
que são filhos de pais com pouca escolaridade e empregos de mão-de-obra não
qualificada; renda familiar em média de um a três salários mínimos; moram em
casas pequenas, constituem família muito cedo; como meio de comunicação,
utilizam-se do rádio e televisão; 95% utilizam-se do sistema público de saúde.
- no aspecto psicológico: mantêm relações não muito afetivos e
dialógicas com os pais; um grande problema na escola é a baixa auto-estima dos alunos
em decorrência da relação que eles têm com os familiares, por isso o medo de
errar e apresentar as idéias é muito grande, pertencem a uma comunidade
quilombola reconhecida mas não se reconhecem como tal. Crise de identidade.
- no aspecto cognitivo: apresentam
dificuldades em interpretação de texto, o que interfere no processo de
aprendizagem das várias disciplinas, pouco vocabulário, pouca lógica na
sustentação de hipóteses e nas técnicas operatórias, principalmente na divisão;
em geral os alunos não têm organização, não sabem trabalhar em grupo, a maioria
tem acesso à internet, porém a utiliza para bate-papo.
-no aspecto
comportamental: apresentam atitudes agressivas em relação aos colegas
(brigas no recreio e em sala de aula e uso de palavrões), contra os professores
(saem da sala de aula sem pedir autorização, não fazem as lições, não trazem
materiais escolares falam muito durante a aula, não participam das aulas).
Devido a estes fatores a organização e estruturação de um Grêmio Estudantil em
nossa escola, ainda representam um objetivo muito difícil de ser atingido,
porém não impossível
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