quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Olhar atento!





NO ACOMPANHAMENTO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PRECISAMOS FICAR ATENTOS(AS)

  • há ainda um grupo menor de docentes que ainda não conhecem o PP;  
  • O PP precisa ser devidamente conhecido pela comunidade escolar;
  • maioria, necessitando de intervenções no processo de elaboração e disseminação; 
Regimento Escolar

Escolas declaram, em grande maioria, ter o regimento aprovado, informação que contradiz o relato dos GT Regionais que apontaram as questões a seguir:
  • em fase de elaboração na maioria das unidades escolares;
  • RE incompleto em várias unidades escolares;
  • total desconhecimento pela comunidade escolar;
  • desatualizado, não atende às demandas atuais da escola;
  • inexistência de RE em algumas escolas da rede;
  • necessidade de orientação às escolas para elaboração do RE;
  • ausência de reuniões pedagógicas para discussão e avaliação do RE;
  • necessidade de atualização e validação do RE;
  • incompatibilidade do RE com o PP e o Plano de Gestão;

Tempo de aulas
·         não está sendo efetivamente cumprido;
·         a primeira aula sempre começa com atraso e a última aula é, na maioria das vezes,  negligenciada;
·         as escolas relatam ainda que muitas aulas não são dadas por falta de professores nos seus quadros, pelo elevado número de atestados médicos apresentados pelos professores;
·         evasão dos professores e estudantes dentro da própria unidade escolar;
·         atraso e falta do transporte escolar por variados motivos;
·         relatos sobre os dias de paralisação em que as aulas não ministradas também não são repostas;
·         a maioria das unidades escolares não cumpre o Calendário Escolar na íntegra; 
·         necessário que assegurem o dever legal de garantir a freqüência escolar dos alunos;

Registros escolares

  • escolas afirmam registrar atividades. Destarte, no acompanhamento, é fundamental contra argumentar, pois há resultados que indicam que muitas unidades não realizam registro de atividades e falta organização das informações em instrumentos padronizados;
  • as Unidades Escolares não registram diariamente a  freqüência dos estudantes, impossibilitando o registro  na ficha FICAI;
  • desconhecem o Programa Presente Garantindo o Futuro e a FICAI;
  • insuficiência de diários nas escolas, passando pelo atraso na entrega dos mesmos por parte da Secretaria da Educação/DIREC, o possível descompromisso de alguns professores para realização desta atividade  e  inadequação dos mesmos às necessidades e realidade atual das escolas;
  • professores não registram as aulas no Diário de Classe e quando o fazem, ocorre de forma incompleta e com rasuras. Nas observações, enfatizam sempre a atitude negativa dos estudantes e não tratam das evoluções positivas dos seu comportamento;
  • nos registros de atas dos conselhos, percebe-se que este valida as atitudes e nos processos elas não são trabalhadas, só a valorizam na hora do conselho para evidenciar as dificuldades comportamentais das crianças e não os avanços;

Reuniões de Planejamento

  • situação crítica em que se encontram as  reuniões de planejamento nas escolas da rede;
  • motivos da não realização das reuniões são as mais variadas possíveis: ausência de coordenadores pedagógicos, de professores articuladores, de comprometimento dos professores, de organização dos gestores escolares, etc.;
  • demonstram ainda que as reuniões ocorrem quinzenalmente e ao final de  cada unidade, mas contradizem quando se busca os resultados e os registros das mesmas;

Horário de Atividade Complementar – A/C e formação continuada na escola

  • apesar de dizer que acontecem, os resultados apresentam o contrário: demonstram que as reuniões de AC não acontecem no cotidiano das escolas da rede; outros relatos demonstram que as unidades escolares não programam esta atividade  no horário da escola;
  • pouco aproveitamento pedagógico nas reuniões de AC. As justificativas colocadas no Sistema ESCOLA 10 são de que as escolas não realizam reuniões pedagógicas e que estas, quando ocorrem, não são organizadas e por isso, pouco aproveitadas;
  • apontam ainda que os professores preferem realizar suas atividades complementares em casa;
  • professores(as)  não aproveitam o tempo  para a socialização de experiências e conhecimentos;
  • na grande maioria das unidades escolares, não compreendem nem utilizam dados das avaliações externas para melhorar ou rediscutir suas práticas;

Utilização dos Recursos

  • necessidade de investir nas orientações sobre o  tratamento das informações financeiras para que as unidades prestem contas em tempo hábil;
  • as Direc apontam para a necessidade de o órgão central disponibilizar recursos em tempo hábil para melhor atender as suas demandas;
  • embora as escolas declarem haver um bom acompanhamento da aplicação dos recursos financeiros pelo Colegiado Escolar, há necessidade de maior investigação sobre os dados obtidos, pois, ao mesmo tempo, os GT Regionais apontam  que há insegurança das escolas quanto a utilização dos recursos obtidos, ausência de pessoas  capacitadas para aplicar e comprovar recursos e desorganização nos arquivos escolares (documentação/pastas e outros);




Colegiado Escolar

  • a grande maioria os colegiados escolares já diz cumprir suas funções total ou parcialmente, sendo necessário buscar registros ou outros aspectos que sirvam para mensurar esse resultado positivo, pois os GT apontam diferença entre o que declaram o que se estabelece na prática;

Alimentação Escolar

  • apesar da grande maioria oferecer alimentação, nos registros analisados percebe-se que também se faz sem regularidade;
  • este percentual é recorrente nas respostas às questões que se seguem. As razões passam pelo valor ínfimo e atraso da verba, por falta de equipamento, utensílios, local para armazenamento, pessoal especializado para elaborar cardápio e preparar o alimento;
  • as escolas dizem oferecer a alimentação escolar suficientemente, contradizendo o que afirmam no Sistema de que “os recursos são insuficientes para oferecer em quantidade satisfatória;
  • a maioria significativa dos alunos demonstra satisfação quanto à alimentação que recebe, o percentual que se mostra  insatisfeito corresponde ao que não recebe a merenda;

Ambiente, mobiliário e equipamentos

  • muitas unidades escolares apontam avanços na conservação dos espaços físicos, porém os GT apontam para a carência de projetos que cuidem da ambiência – sendo necessário desenvolver ações ou atividades que façam durar mais tempo o que foi feito de reformas os obras em geral;
  • em várias unidades há equipamentos sem uso devido, onde apontam variados motivos da não utilização;
  • solicitam muitos mobiliários que muitas vezes a escola não necessita no momento.

Um comentário:

  1. por que você não bota jogos de educação para o aluno aprenda mais e mais coisa .

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