NO ACOMPANHAMENTO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PRECISAMOS
FICAR ATENTOS(AS)
- há ainda um grupo menor de docentes que ainda
não conhecem o PP;
- O PP precisa ser devidamente conhecido pela comunidade escolar;
- maioria, necessitando de intervenções no processo de elaboração e disseminação;
Regimento Escolar
Escolas declaram, em grande maioria, ter o regimento aprovado, informação
que contradiz o relato dos GT Regionais que apontaram as questões a seguir:
- em fase de elaboração na maioria das unidades
escolares;
- RE incompleto em várias unidades escolares;
- total desconhecimento pela comunidade escolar;
- desatualizado, não atende às demandas atuais da
escola;
- inexistência de RE em algumas escolas da rede;
- necessidade de orientação às escolas para elaboração
do RE;
- ausência de reuniões pedagógicas para discussão
e avaliação do RE;
- necessidade de atualização e validação do RE;
- incompatibilidade do RE com o PP e o Plano de
Gestão;
Tempo de aulas
·
não está sendo efetivamente cumprido;
·
a primeira aula sempre começa com atraso e a última
aula é, na maioria das vezes,
negligenciada;
·
as escolas relatam ainda que muitas aulas não são
dadas por falta de professores nos seus quadros, pelo elevado número de
atestados médicos apresentados pelos professores;
·
evasão dos professores e estudantes dentro da
própria unidade escolar;
·
atraso e falta do transporte escolar por variados
motivos;
·
relatos sobre os dias de paralisação em que as aulas
não ministradas também não são repostas;
·
a maioria das unidades escolares não cumpre o
Calendário Escolar na íntegra;
·
necessário que assegurem o dever legal de garantir a
freqüência escolar dos alunos;
Registros escolares
- escolas
afirmam registrar atividades. Destarte, no acompanhamento, é fundamental
contra argumentar, pois há resultados que indicam que muitas unidades não
realizam registro de atividades e falta organização das informações em
instrumentos padronizados;
- as Unidades Escolares não registram diariamente
a freqüência dos estudantes,
impossibilitando o registro na ficha
FICAI;
- desconhecem o Programa Presente Garantindo o
Futuro e a FICAI;
- insuficiência de diários nas escolas, passando
pelo atraso na entrega dos mesmos por parte da Secretaria da
Educação/DIREC, o possível descompromisso de alguns professores para realização
desta atividade e inadequação dos mesmos às necessidades e
realidade atual das escolas;
- professores não registram as aulas no Diário de
Classe e quando o fazem, ocorre de forma incompleta e com rasuras. Nas
observações, enfatizam sempre a atitude negativa dos estudantes e não
tratam das evoluções positivas dos seu comportamento;
- nos registros de atas dos conselhos, percebe-se
que este valida as atitudes e nos processos elas não são trabalhadas, só a
valorizam na hora do conselho para evidenciar as dificuldades
comportamentais das crianças e não os avanços;
Reuniões de
Planejamento
- situação crítica em que se encontram as reuniões de planejamento nas escolas da
rede;
- motivos da não realização das reuniões são as
mais variadas possíveis: ausência de coordenadores pedagógicos, de
professores articuladores, de comprometimento dos professores, de
organização dos gestores escolares, etc.;
- demonstram ainda que as reuniões ocorrem
quinzenalmente e ao final de cada
unidade, mas contradizem quando se busca os resultados e os registros das
mesmas;
Horário de
Atividade Complementar – A/C e formação continuada na escola
- apesar de dizer que acontecem, os resultados
apresentam o contrário: demonstram que as reuniões de AC não acontecem no
cotidiano das escolas da rede; outros relatos demonstram que as unidades
escolares não programam esta atividade
no horário da escola;
- pouco aproveitamento pedagógico nas reuniões de
AC. As justificativas colocadas no Sistema ESCOLA 10 são de que as escolas
não realizam reuniões pedagógicas e que estas, quando ocorrem, não são
organizadas e por isso, pouco aproveitadas;
- apontam ainda que os professores preferem
realizar suas atividades complementares em casa;
- professores(as)
não aproveitam o tempo para
a socialização de experiências e conhecimentos;
- na grande maioria das unidades escolares, não compreendem
nem utilizam dados das avaliações externas para melhorar ou rediscutir
suas práticas;
Utilização dos Recursos
- necessidade
de investir nas orientações sobre o
tratamento das informações financeiras para que as unidades prestem
contas em tempo hábil;
- as
Direc apontam para a necessidade de o órgão central disponibilizar
recursos em tempo hábil para melhor atender as suas demandas;
- embora
as escolas declarem haver um bom acompanhamento da aplicação dos recursos
financeiros pelo Colegiado Escolar, há necessidade de maior investigação
sobre os dados obtidos, pois, ao mesmo tempo, os GT Regionais apontam que há insegurança das escolas quanto a
utilização dos recursos obtidos, ausência de pessoas capacitadas para aplicar e comprovar
recursos e desorganização nos arquivos escolares (documentação/pastas e
outros);
Colegiado Escolar
- a
grande maioria os colegiados escolares já diz cumprir suas funções total
ou parcialmente, sendo necessário buscar registros ou outros aspectos que
sirvam para mensurar esse resultado positivo, pois os GT apontam diferença
entre o que declaram o que se estabelece na prática;
Alimentação Escolar
- apesar
da grande maioria oferecer alimentação, nos registros analisados
percebe-se que também se faz sem regularidade;
- este
percentual é recorrente nas respostas às questões que se seguem. As razões
passam pelo valor ínfimo e atraso da verba, por falta de equipamento,
utensílios, local para armazenamento, pessoal especializado para elaborar
cardápio e preparar o alimento;
- as
escolas dizem oferecer a alimentação escolar suficientemente, contradizendo
o que afirmam no Sistema de que “os recursos são insuficientes para oferecer
em quantidade satisfatória;
- a
maioria significativa dos alunos demonstra satisfação quanto à alimentação
que recebe, o percentual que se mostra
insatisfeito corresponde ao que não recebe a merenda;
Ambiente, mobiliário e equipamentos
- muitas
unidades escolares apontam avanços na conservação dos espaços físicos,
porém os GT apontam para a carência de projetos que cuidem da ambiência –
sendo necessário desenvolver ações ou atividades que façam durar mais
tempo o que foi feito de reformas os obras em geral;
- em
várias unidades há equipamentos sem uso devido, onde apontam variados
motivos da não utilização;
- solicitam
muitos mobiliários que muitas vezes a escola não necessita no momento.
por que você não bota jogos de educação para o aluno aprenda mais e mais coisa .
ResponderExcluir