terça-feira, 13 de novembro de 2012

Análise e Melhoria de Processos



Concordo com Vc é muito difícil distinguir (ou nem tanto), até pelo fato que, normalmente, em nossas vidas diárias estamos acostumados a dizer "o problema é" e não "a causa é".
Isto ocorre porque não vamos a fundo nas análises dos nossos processos tentando distinguir isso. Vou exemplificar com uma situação muito comum para todos nós. Um viagem de carro nas férias. Minha viagem programada de Brasília para Fortaleza e estabeleci que a faria em três dias já que eu marquei hotéis por lá. Essa era minha expectativa de viagem e não a cumpri e cheguei com dois dias de atraso me dando dificuldades na reserva realizada. O meu atraso e não atender às expectativas foi um problemão para mim. Até aqui tudo bem?
Pois bem, porque eu não consegui atender ao que eu desejava ou programei, ou seja, a eficácia (qualidade) da minha viagem? O meu produto final era chegar em Fortaleza dentro do estabelecido.
Vou procurar então as causas disso para sanar quaisquer dificuldades, até pelo fato que vou retornar.
Elenco as possíveis causas: o carro deu problema na viagem, o itinerário escolhido errado, estradas ruins, etc.
Aqui temos duas situações: 1) cada causa dessas, se forem genéricas, eu posso ter causa da causa, ex: problema no carro, posso, então detalhar mais: pneus, revisão, etc. 2) Existem causas que se encontram fora do meu controle, ex: estradas em mau estado. Neste caso vou procurar outra já que não tenho poder para consertá-la.
Com esta explicação quero dizer que dependendo da análise que Vc fizer os problemas e causas mudam. Não se esqueça o que é problema para mim pode não ser para outros.
A análise do processo como um todo, na Adm Pub, visualiza o cliente/cidadão, portanto, a visão deve ser essa - no cidadão. O que ele espera do seu processo que leva seu produto a ele?
Quando Vc não o atende, ele fica insatisfeito e vc tem um produto sem eficácia (ou seja qualidade). Aqui uma explicação: não confundir Eficácia, que vem a ser um indicador de qualidade, com a qualidade que Vc deseja em aspectos do seu processo.
Quando ele não fica satisfeito Vc vai procurar o porque disso. Porque eu entreguei a ele algo que ele não gostou? Quando Vc descobre = BINGO = é a causa (pode ser mais de uma).
Esta explicação que lhe dou é para o processo como um todo. Vc pode me perguntar se posso fazer análises de parte do processo. A resposta é SIM. Aí outra análise: quem é o cliente, qual o produto e, novamente, levantar problemas e causas. Na análise de parte de um processo um problema levantado pode ser causa para o processo como um todo.
No caso do nosso curso é o processo que Vcs colocam, assim, eu o olho como um todo quando Vcs dizem quem é o cliente final.
Mas o importante de tudo isso é o diálogo e no final não fique em dúvida. Defina logo, sem medo de errar.
Esta mensagem serve para todos do curso.
Conte comigo.
Tutor Godinho

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