sexta-feira, 30 de novembro de 2012

QUE ESCOLA PLANEJAREMOS?


Partimos do pressuposto de que a escola existe para servir à sociedade. Por isso, propomos aqui uma interação com a comunidade para buscarmos soluções conjuntas na estruturação da ordem cultural, opções esportivas e tecnológicas. É fundamental assumirmos que a qualidade da educação pressupõe qualidade para todos, em todas as dimensões da vida humana. Isso significa que a escola não pode ser privilégio de determinados grupos, nem pode limitar-se à meta quantitativa de ampliar vagas e nem um lugar com caráter de lugar para recebermos salário.  O trabalho da escola deve abranger diversas finalidades, associadas às seguintes dimensões:
- cultural – compreender a pluralidade cultural dos diferentes grupos sociais integrante da nossa comunidade e torná-la visível aos olhos da comunidade através de projetos culturais;
- política e social – compreender a sociedade e participar no espaço em que vive, sugerindo sobre necessidades observadas no entorno, ou seja, possibilitando aos discentes o exercício pleno da cidadania;
- formação profissional – situar-se na condição de trabalhador crítico e criador com ousadia;
- humanística – possibilitar uma vivência plena da condição de Ser Humano, sujeito da sua própria história

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