Partimos do pressuposto de que a escola existe para
servir à sociedade. Por isso, propomos aqui uma interação com a comunidade para
buscarmos soluções conjuntas na estruturação da ordem cultural, opções
esportivas e tecnológicas. É fundamental assumirmos que a qualidade da educação
pressupõe qualidade para todos, em todas as dimensões da vida humana. Isso
significa que a escola não pode ser privilégio de determinados grupos, nem pode
limitar-se à meta quantitativa de ampliar vagas e nem um lugar com caráter de
lugar para recebermos salário. O
trabalho da escola deve abranger diversas finalidades, associadas às seguintes
dimensões:
- cultural – compreender a pluralidade cultural
dos diferentes grupos sociais integrante da nossa comunidade e torná-la visível
aos olhos da comunidade através de projetos culturais;
- política e social – compreender a
sociedade e participar no espaço em que vive, sugerindo sobre necessidades
observadas no entorno, ou seja, possibilitando aos discentes o exercício pleno
da cidadania;
- formação profissional – situar-se na
condição de trabalhador crítico e criador com ousadia;
- humanística
– possibilitar uma vivência plena da condição de Ser Humano, sujeito da sua
própria história
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