O Colégio Estadual Doutor Milton Santos está situado numa comunidade
remanescente quilombola. As famílias inserem-se no mercado de trabalho num
primeiro momento no emprego informal, devido a pouca escolaridade e
conhecimento técnico. As pessoas inseridas no mercado de trabalho formal
recebem em média um salário mínimo. Apenas 40% dos responsáveis pelas famílias
possuem emprego fixo, os outros 60% fazem serviço avulso. Vale ressaltar que a
bolsa escola é de grande valia para as famílias. Ainda assim o desemprego, a
falta de oportunidade e o não se permitirem sonhar leva-os a desistirem da
escola, tornando-se vulneráveis às mazelas sociais. As crianças são criadas
pelas avós, pois as mães são bastante jovens, imaturas, e em sua maioria não
terminaram a educação básica, não tem qualificações para adentrar no mercado de
trabalho, não convivem com seus parceiros e esses não assumem a paternidade
financeira e/ou afetiva. Famílias estruturadas, mesmo fora dos estereótipos,
são poucas. Boa parte dos educandos e educandas apresenta problemas na
aprendizagem formal e na concentração ou algum distúrbio emocional, alguns são
diagnosticados e acompanhados por profissionais da área e outros evidenciados
pelo pedagógico. O medo é constante entre eles. Refletir sobre suas ações,
reações e a responsabilidade em assumir as decisões é um momento de superação,
já que muito acreditam no determinismo biológico. Muitas foram às ações para
banir a cultura afro-religiosa, as sociedades externas e internas promoveram
verdadeiros extermínios culturais, mesmo assim estudantes frequentam as
religiões de matriz africana. Na comunidade resiste um terreiro de condomblé.
A prática esportiva, em especial o futsal e o futebol de campo é percebida como
uma oportunidade de usufruir a igualdade proclamada pelas Leis e Decretos
nacionais, estaduais e municipais. A quadra poliesportiva da escola é muito
mais que um atrativo educacional e de melhoria de qualidade de vida, por isso
fica aberta à comunidade aos feriados e nos finais de semana.Uma das principais
dificuldades apresentada no processo ensino e aprendizagem é a dificuldade de
vislumbrar em ser um agente transformador tendo como instrumento os saberes
construídos historicamente e sistematizados pelo escola. O hábito da leitura,
presente na vida de todo cidadão, e a interpretação do seu meio tem sua origem
desde os primeiros anos de vida, na instituição família, no entanto essas não
são relacionadas com as leituras promovidas pela escola. Essa apenas afirma que
o educando não tem interesse em aprender, sem maiores observações. Há uma
constante dúvida na proficuidade do saber escolar e sua aplicação no dia a dia,
daí a evasão como uma forma de repúdio, de negação, de indagação. Ao longo
destes seis anos temos observado que aos poucos sonhar com os cursos
universitários tem sido algo mais presente. Há uma expectativa de terminar o
Ensino Médio e concorrer com educandos que tiveram as mesmas oportunidades:
estudantes de escola pública e quilombolas. A concorrência é justa. É a
reparação social através das ações afirmativas, as políticas sociais ocupando
os espaços
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