
- nos aspectos cultural, social e econômico: que são filhos de pais com pouca escolaridade e empregos de mão-de-obra não qualificada; renda familiar em média de um a três salários mínimos; moram em casas pequenas, constituem família muito cedo; como meio de comunicação, utilizam-se do rádio e televisão; 95% utilizam-se do sistema público de saúde.
- no aspecto psicológico: mantêm relações não muito afetivos e dialógicas com os pais; um grande problema na escola é a baixa auto-estima dos alunos em decorrência da relação que eles têm com os familiares, por isso o medo de errar e apresentar as idéias é muito grande, pertencem a uma comunidade quilombola reconhecida mas não se reconhecem como tal. Crise de identidade.
- no aspecto cognitivo: apresentam dificuldades em interpretação de texto, o que interfere no processo de aprendizagem das várias disciplinas, pouco vocabulário, pouca lógica na sustentação de hipóteses e nas técnicas operatórias, principalmente na divisão; em geral os alunos não têm organização, não sabem trabalhar em grupo, a maioria tem acesso à internet, porém a utiliza para bate-papo.
-no aspecto comportamental: apresentam atitudes agressivas em relação aos colegas (brigas no recreio e em sala de aula e uso de palavrões), contra os professores (saem da sala de aula sem pedir autorização, não fazem as lições, não trazem materiais escolares falam muito durante a aula, não participam das aulas). Devido a estes fatores a organização e estruturação de um Grêmio Estudantil em nossa escola, ainda representam um objetivo muito difícil de ser
atingido, porém não impossível.
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