Após as atividades
realizadas no biênio, 2009-2010, organizamos uma pesquisa/avaliação nas Semanas
Pedagógicas que antecedem os anos letivos, 2011 e 2012, e analisamos as
atividades desenvolvidas e sua real influencia no meio educacional da
comunidade. Elencamos como fatores positivos: O reconhecimento do processo de
formação do povo brasileiro e a participação como protagonista dos povos negros e indígenas; Elevação da auto-estima,
em especial das alunas que passaram a enxergar seus traços negróides como fator
positivo; Reconhecimento de pessoas negras protagonistas da história
brasileira, com destaque para o Professor Doutor Milton Santos que foi indicado
para ser o patrono da escola; Vivência in
loco da história; participação dos estudantes na administração da unidade;
indagação dos estudantes sobre a postura dos docentes; sugestão de cardápio
feita por alunos e mães de alunos; preparação e planejamento dos planos de
curso e de aula dos docentes; compra de gênero alimentício através da
Agricultura Familiar; Implementação da EJA Juvenil para diminuir a distorção
idade/série. Todas as ações realizadas, podiam não agradar a um grupo, mas
estavam em consonância com os objetivos organizacionais sem com isso violar os
direitos humanos ou criar constrangimento para as pessoas envolvidas. Toda via
persiste a infrequência, evasão escolar e alto indicie de reprovação nas
disciplinas de matemática, ciências e educação física. Daí, este biênio ter
como tema os saberes construídos fora da escola e sua sistematização com os
saberes construídos dentro do processo educacional sistematizado e suas
relevâncias para a formação do cidadão.
Contextualização e caracterização da escola
O Colégio Estadual Doutor Milton Santos
pertence à jurisdição da DIREC 13, situado na zona periférica do município de
Jequié. A sua fundação aconteceu por volta de 1965, no governo de Antonio Lomanto Júnior. Hoje, Funciona três turnos
(Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular, EJA Juvenil, Tempo Formativo II,
como instrumento de adequação da distorção idade/série e a EJA, Tempo Formativo
III. Conta com um quadro de 24 professores, sendo 23 licenciados e 01 sem
licenciatura. Temos uma professora em processo de mestrado. A equipe gestora é
formada pela diretora Ângela Eça de Oliveira e a vice-diretora Evilúzia Silva
Moura, ambas licenciadas em Letras.
Sua Estrutura física em 2010 foi
completamente reformada pela SUCAB – Superintendência de Construções
administrativas da Bahia.
A Comunidade do Barro Preto, onde esta
localizada a escola, foi reconhecida como Remanescente Quilombola pela Fundação
Palmares em 13/03/2007, PUBLICAÇÃO
DIARIO OFICIAL DA UNIÃO. A comunidade conta com saneamento básico em 90%
das casas residenciais e rede elétrica, com uma renda per capita de menos de um
salário mínimo. 1.600 casas, totalizando 5.000 moradores. O Barro Preto sofre
com todos os estereótipos e preconceitos construídos ao longo dos anos e
sustentados pelas mídias. Os moradores são socialmente marginalizados. Não
estão nos moldes “sociais” aceitáveis. A falta de fontes simbólicas positivas
do povo negro contribui para uma baixa auto-estima que traz várias
conseqüências: pouca higiene pessoal; desvalorização do seu meio ambiente;
indicies elevados de violência; agressão contra a mulher; pedofilia;
prostituição; tráfico de drogas e consequentemente manutenção dos estigmas
sociais.
Nenhum órgão presente na comunidade tem
políticas públicas direcionado para a população afro-brasileira.
Concepção de Educação e Práticas Escolares
Cada ser humano traz dentro de si uma cultura
seja ela herdada ou adquirida, a escola deve trabalhar e respeitar essas. O
planejamento dos conteúdos deve estar relacionado com o desenvolvimento de uma
prática pedagógica que articule esses conteúdos à dinâmica de um processo
educativo que empregue recursos didáticos pedagógicos promotores da
aprendizagem e que respeite a identidade cultural do aluno, na perspectiva da
diversidade cultural.
Currículo
e Educação
Para
que isto esteja bem definido, devemos ter claro que, de acordo com a LDB educar
é: “preparar o indivíduo para o seu desenvolvimento, para a cidadania e para o
trabalho” (art.2º).
Essa
compreensão deve estar presente na construção interdisciplinar do trabalho
pedagógico e na maneira como o conhecimento é tratado para que o aluno possa
ser respeitado como um ser contextualizado.
Concepção de Escola e
de Perfil de Formação dos Alunos
A
escola não se limita somente ao espaço físico, mais age e transforma em
conjunto com a família e as instituições sociais que colaboram na construção
escolar do saber, integrando-os, da origem do próprio saber à sua elaboração.
Uma
das maiores preocupações é o ensino de qualidade, como diferencial na vida dos
alunos. Espera-se que o aluno seja capaz
de saber mais sobre si e consiga refletir sobre a realidade que o cerca, tenha
discernimento do justo e que seja coerente e conseqüente. É fundamental que
esses aprendam e se desenvolvam, vencendo seus limites e dificuldades.
Ensino-Aprendizagem
Como
afirma Paulo Freire:
“o
ensino deve sempre respeitar os diferentes níveis de conhecimento que o aluno
traz consigo a escola. Tais conhecimentos exprimem o que poderíamos chamar de a
identidade cultural do aluno – ligada, evidentemente, ao conceito sociológico
de classe. O educador deve considerar essa “leitura de mundo” inicial que o
aluno traz consigo, ou melhor, em si. Ele forjou-a no contexto do seu lar, de
seu bairro, de sua cidade, marcando-a fortemente com sua origem” (FREIRE &
CAMPOS, 1991, p.51).
Seguindo
esse raciocínio a aprendizagem do aluno vai além das regras estabelecidas, mas
também de todo o conjunto de idéias e fatos que constituem sua vida e colaboram
para a formação de atitudes e fixação de regras que devem guiá-lo para seu
aperfeiçoamento durante sua trajetória de vida na sociedade. A partir de esse
entendimento um novo pensar e agir pedagógico surgirá.
QUE ESCOLA
PLANEJAREMOS?
É
fundamental assumirmos que a qualidade da educação pressupõe qualidade para todos,
em todas as dimensões da vida humana. Isso significa que a escola não pode ser
privilégio de determinados grupos, nem pode limitar-se à meta quantitativa de
ampliar vagas e nem um lugar com caráter de lugar para recebermos salário. O trabalho da escola deve abranger diversas
finalidades, associadas às seguintes dimensões:
- cultural – compreender a
pluralidade cultural dos diferentes grupos sociais integrante da nossa
comunidade e torná-la visível aos olhos da comunidade através de projetos
culturais;
-
política e social – compreender a
sociedade e participar no espaço em que vive, sugerindo sobre necessidades
observadas no entorno, ou seja, possibilitando aos discentes o exercício pleno
da cidadania;
-
formação profissional – situar-se na
condição de trabalhador crítico e criador com ousadia;
-
humanística – possibilitar uma
vivência plena da condição de Ser Humano, sujeito da sua própria história.
Definição
de Prioridades
Grandes Desafios
Elevar o IDEB dos
Anos Finais em %
em dois anos.




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