terça-feira, 12 de junho de 2012

Há vida e luz no Ensino Médio brasileiro

É sonhar com uma educação Projetoto Político Pedagógico 2011 e 2012 Após as atividades realizadas no biênio, 2009-2010, organizamos uma pesquisa/avaliação nas Semanas Pedagógicas que antecedem os anos letivos, 2011 e 2012, e analisamos as atividades desenvolvidas e sua real influencia no meio educacional da comunidade. Elencamos como fatores positivos: O reconhecimento do processo de formação do povo brasileiro e a participação como protagonista dos povos negros e indígenas; Elevação da auto-estima, em especial das alunas que passaram a enxergar seus traços negróides como fator positivo; Reconhecimento de pessoas negras protagonistas da história brasileira, com destaque para o Professor Doutor Milton Santos que foi indicado para ser o patrono da escola; Vivência in loco da história; participação dos estudantes na administração da unidade; indagação dos estudantes sobre a postura dos docentes; sugestão de cardápio feita por alunos e mães de alunos; preparação e planejamento dos planos de curso e de aula dos docentes; compra de gênero alimentício através da Agricultura Familiar; Implementação da EJA Juvenil para diminuir a distorção idade/série. Todas as ações realizadas, podiam não agradar a um grupo, mas estavam em consonância com os objetivos organizacionais sem com isso violar os direitos humanos ou criar constrangimento para as pessoas envolvidas. Toda via persiste a infrequência, evasão escolar e alto indicie de reprovação nas disciplinas de matemática, ciências e educação física. Daí, este biênio ter como tema os saberes construídos fora da escola e sua sistematização com os saberes construídos dentro do processo educacional sistematizado e suas relevâncias para a formação do cidadão. Contextualização e caracterização da escola O Colégio Estadual Doutor Milton Santos pertence à jurisdição da DIREC 13, situado na zona periférica do município de Jequié. A sua fundação aconteceu por volta de 1965, no governo de Antonio Lomanto Júnior. Hoje, Funciona três turnos (Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular, EJA Juvenil, Tempo Formativo II, como instrumento de adequação da distorção idade/série e a EJA, Tempo Formativo III. Conta com um quadro de 24 professores, sendo 23 licenciados e 01 sem licenciatura. Temos uma professora em processo de mestrado. A equipe gestora é formada pela diretora Ângela Eça de Oliveira e a vice-diretora Evilúzia Silva Moura, ambas licenciadas em Letras. Sua Estrutura física em 2010 foi completamente reformada pela SUCAB – Superintendência de Construções administrativas da Bahia. Aspectos sociais, econômicos, culturais e geográficos A Comunidade do Barro Preto, onde esta localizada a escola, foi reconhecida como Remanescente Quilombola pela Fundação Palmares em 13/03/2007, PUBLICAÇÃO DIARIO OFICIAL DA UNIÃO. A comunidade conta com saneamento básico em 90% das casas residenciais e rede elétrica, com uma renda per capita de menos de um salário mínimo. 1.600 casas, totalizando 5.000 moradores. O Barro Preto sofre com todos os estereótipos e preconceitos construídos ao longo dos anos e sustentados pelas mídias. Os moradores são socialmente marginalizados. Não estão nos moldes “sociais” aceitáveis. A falta de fontes simbólicas positivas do povo negro contribui para uma baixa auto-estima que traz várias conseqüências: pouca higiene pessoal; desvalorização do seu meio ambiente; indicies elevados de violência; agressão contra a mulher; pedofilia; prostituição; tráfico de drogas e consequentemente manutenção dos estigmas sociais. Nenhum órgão presente na comunidade tem políticas públicas direcionado para a população afro-brasileira. Concepção de Educação e Práticas Escolares Cada ser humano traz dentro de si uma cultura seja ela herdada ou adquirida, a escola deve trabalhar e respeitar essas. O planejamento dos conteúdos deve estar relacionado com o desenvolvimento de uma prática pedagógica que articule esses conteúdos à dinâmica de um processo educativo que empregue recursos didáticos pedagógicos promotores da aprendizagem e que respeite a identidade cultural do aluno, na perspectiva da diversidade cultural. Currículo e Educação Para que isto esteja bem definido, devemos ter claro que, de acordo com a LDB educar é: “preparar o indivíduo para o seu desenvolvimento, para a cidadania e para o trabalho” (art.2º). Essa compreensão deve estar presente na construção interdisciplinar do trabalho pedagógico e na maneira como o conhecimento é tratado para que o aluno possa ser respeitado como um ser contextualizado. Concepção de Escola e de Perfil de Formação dos Alunos A escola não se limita somente ao espaço físico, mais age e transforma em conjunto com a família e as instituições sociais que colaboram na construção escolar do saber, integrando-os, da origem do próprio saber à sua elaboração. Uma das maiores preocupações é o ensino de qualidade, como diferencial na vida dos alunos. Espera-se que o aluno seja capaz de saber mais sobre si e consiga refletir sobre a realidade que o cerca, tenha discernimento do justo e que seja coerente e conseqüente. É fundamental que esses aprendam e se desenvolvam, vencendo seus limites e dificuldades. Ensino-Aprendizagem Como afirma Paulo Freire: “o ensino deve sempre respeitar os diferentes níveis de conhecimento que o aluno traz consigo a escola. Tais conhecimentos exprimem o que poderíamos chamar de a identidade cultural do aluno – ligada, evidentemente, ao conceito sociológico de classe. O educador deve considerar essa “leitura de mundo” inicial que o aluno traz consigo, ou melhor, em si. Ele forjou-a no contexto do seu lar, de seu bairro, de sua cidade, marcando-a fortemente com sua origem” (FREIRE & CAMPOS, 1991, p.51). Seguindo esse raciocínio a aprendizagem do aluno vai além das regras estabelecidas, mas também de todo o conjunto de idéias e fatos que constituem sua vida e colaboram para a formação de atitudes e fixação de regras que devem guiá-lo para seu aperfeiçoamento durante sua trajetória de vida na sociedade. A partir de esse entendimento um novo pensar e agir pedagógico surgirá. QUE ESCOLA PLANEJAREMOS? É fundamental assumirmos que a qualidade da educação pressupõe qualidade para todos, em todas as dimensões da vida humana. Isso significa que a escola não pode ser privilégio de determinados grupos, nem pode limitar-se à meta quantitativa de ampliar vagas e nem um lugar com caráter de lugar para recebermos salário. O trabalho da escola deve abranger diversas finalidades, associadas às seguintes dimensões: - cultural – compreender a pluralidade cultural dos diferentes grupos sociais integrante da nossa comunidade e torná-la visível aos olhos da comunidade através de projetos culturais; - política e social – compreender a sociedade e participar no espaço em que vive, sugerindo sobre necessidades observadas no entorno, ou seja, possibilitando aos discentes o exercício pleno da cidadania; - formação profissional – situar-se na condição de trabalhador crítico e criador com ousadia; - humanística – possibilitar uma vivência plena da condição de Ser Humano, sujeito da sua própria história. Definição de Prioridades Grandes Desafios Elevar o IDEB dos Anos Finais em % em dois anos. Elevar a taxa de aprovação da escola em % em dois anos no Ensino Fundamental. Reduzir a taxa de abandono da escola em % em dois anos no Ensino Fundamental. Elevar os resultados de Matemática na Prova Brasil em % em dois anos. Elevar os resultados de Língua Portuguesa na Prova Brasil em % em dois anos nos Anos Finais.

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