terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto Político Pedagógico 2007 e 2008


Nesta perspectiva estamos tendo como princípios norteadores a igualdade de oportunidade, a qualidade no ensino como um sonho/realidade de todos e não apenas nas classes mais favorecidas economicamente. Salientar que qualidade técnica é indissociável da qualidade política. Segundo Demo qualidade formal ou técnica “(...) significa a habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento” (1994, p.14). Já a qualidade política é condição imprescindível da participação. Está voltada para os fins, valores e conteúdos “a competência humana do sujeito em termos de se fazer e de fazer história, diante dos fins históricos da sociedade humana” (Demos 1994, p.14). Para acontecer de fato o PPP precisa da Gestão Democrática que é um princípio consagrado peal Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógicas, administrativa e financeira. Salientamos mais uma vez que esse processo não é fácil de ser consolidado, já que será avaliado e realizado por todos os setores responsáveis pela escola. Outro fator importante a liberdade, autonomia remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposição externa. Valorização do magistério.  A escola deve estar sempre levantando a necessidade de formação continuada de seus professores e elaborar seu programa de formação, contando com o apoio dos órgãos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e na avaliação do referido programa.

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