Nesta perspectiva estamos tendo como princípios
norteadores a igualdade de oportunidade, a qualidade no ensino como um
sonho/realidade de todos e não apenas nas classes mais favorecidas
economicamente. Salientar que qualidade técnica é indissociável da
qualidade política. Segundo Demo qualidade formal ou técnica
“(...) significa a habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas,
procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento” (1994, p.14). Já a
qualidade política é condição imprescindível da participação. Está
voltada para os fins, valores e conteúdos “a competência humana do sujeito em
termos de se fazer e de fazer história, diante dos fins históricos da sociedade
humana” (Demos 1994, p.14). Para acontecer de fato o PPP precisa da Gestão
Democrática que é um princípio consagrado peal Constituição vigente e
abrange as dimensões pedagógicas, administrativa e financeira. Salientamos mais
uma vez que esse processo não é fácil de ser consolidado, já que será avaliado
e realizado por todos os setores responsáveis pela escola. Outro fator
importante a liberdade, autonomia remete-nos para regras e orientações
criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposição externa.
Valorização do magistério. A escola deve
estar sempre levantando a necessidade de formação continuada de seus
professores e elaborar seu programa de formação, contando com o apoio dos
órgãos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e
na avaliação do referido programa.
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