segunda-feira, 25 de junho de 2012

Projeto Político Pedagógico 2007 e 2008


Tema gerador: Reorganização Estrutural da Escola
 Diagnóstico: A comunidade escolar desconhece as normas de funcionamento da escola pública estadual, bem como seu papel perante a comunidade que está inserida.
 Marco situacional: A COMUNIDADE ESCOLAR, SEU CONTEXTO E SEUS DESAFIOS que explicita os desafios a serem assumidos pelo colégio;

Marco conceitual: A COMUNIDADE, O SER HUMANO E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, com a determinação dos princípios que deverão sustentar nossas ações;

Marco operacional: OS IDEAIS: EXPRESSÃO DE ATITUDES POLÍTICAS PEDAGÓGICAS, onde são adotadas diretrizes relacionadas ao fazer da escola, a organização e o desenvolvimento curricular, ao ensino, à gestão e à avaliação, as ações a serem desenvolvidas;

Avaliação: Utilizar de fato e de direito as Leis que regem a educação pública estadual. Propor encaminhamento sempre apresentando as Leis e suas benécies para o coletivo. Motivar a formação continuada do professor.

Para efetivar a educação de qualidade no colégio é vital a apropriação dos direitos e deveres do administrativo, financeiro, pedagógico no dia a dia do ensino-aprendizagem.

Nesta perspectiva estamos tendo como princípios norteadores a igualdade de oportunidade, a qualidade no ensino como um sonho/realidade de todos e não apenas nas classes mais favorecidas economicamente. Salientar que qualidade técnica é indissociável da qualidade política. Segundo Demo qualidade formal ou técnica “(...) significa a habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento” (1994, p.14). Já a qualidade política é condição imprescindível da participação. Está voltada para os fins, valores e conteúdos “a competência humana do sujeito em termos de se fazer e de fazer história, diante dos fins históricos da sociedade humana” (Demos 1994, p.14). Para acontecer de fato o PPP precisa da Gestão Democrática que é um princípio consagrado peal Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógicas, administrativa e financeira. Salientamos mais uma vez que esse processo não é fácil de ser consolidado, já que será avaliado e realizado por todos os setores responsáveis pela escola. Outro fator importante a liberdade, autonomia remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposição externa. Valorização do magistério.  A escola deve estar sempre levantando a necessidade de formação continuada de seus professores e elaborar seu programa de formação, contando com o apoio dos órgãos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e na avaliação do referido programa.
Foram distribuídas atividades onde esperamos a participação de todo o Corpo Docente, Discente, Conselhos Escolares, Funcionários e Comunidade de igual maneira:
Ø  Organização do Sistema Educacional Brasileiro (LDB 9394/96- Leis de Diretrizes e Base da Educação Brasileira);
Ø  Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA  Instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990;
Ø  LEI Nº 8.261 DE 29 DE MAIO DE 2002 - Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia.
Ø  Regimento Escolar
Ø  Humanização da infraestrutura
Estas atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2007. Contaremos com a integração família-escola-comunidade, além disso, o estímulo do ensino-aprendizagem, salientar os princípios de igualdade, cooperação e solidariedade. Iniciamos o percurso em março 2007 e durante todo o ano de 2008.
Realizamos parceria com membros internos e externos que participam coletivamente das decisões traçando metas para sanar algumas dificuldades encontradas no âmbito escolar. 

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