Tema
gerador: Reorganização Estrutural da Escola
Diagnóstico:
A comunidade escolar desconhece as normas de funcionamento da escola pública
estadual, bem como seu papel perante a comunidade que está inserida.
Marco
situacional: A COMUNIDADE ESCOLAR, SEU CONTEXTO E SEUS DESAFIOS que
explicita os desafios a serem assumidos pelo colégio;
Marco conceitual: A COMUNIDADE, O SER HUMANO E A FUNÇÃO
DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, com a determinação dos princípios que deverão sustentar
nossas ações;
Marco operacional: OS IDEAIS: EXPRESSÃO DE ATITUDES
POLÍTICAS PEDAGÓGICAS, onde são adotadas diretrizes relacionadas ao fazer da
escola, a organização e o desenvolvimento curricular, ao ensino, à gestão e à
avaliação, as ações a serem desenvolvidas;
Avaliação: Utilizar de fato e de direito as Leis
que regem a educação pública estadual. Propor encaminhamento sempre
apresentando as Leis e suas benécies para o coletivo. Motivar a formação
continuada do professor.
Para
efetivar a educação de qualidade no colégio é vital a apropriação dos direitos
e deveres do administrativo, financeiro, pedagógico no dia a dia do
ensino-aprendizagem.
Nesta
perspectiva estamos tendo como princípios norteadores a igualdade de
oportunidade, a qualidade no ensino como um sonho/realidade de todos e não
apenas nas classes mais favorecidas economicamente. Salientar que qualidade técnica
é indissociável da qualidade política. Segundo Demo qualidade formal ou técnica
“(...) significa a habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas,
procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento” (1994, p.14). Já a
qualidade política é condição imprescindível da participação. Está
voltada para os fins, valores e conteúdos “a competência humana do sujeito em
termos de se fazer e de fazer história, diante dos fins históricos da sociedade
humana” (Demos 1994, p.14). Para acontecer de fato o PPP precisa da Gestão
Democrática que é um princípio consagrado peal Constituição vigente e
abrange as dimensões pedagógicas, administrativa e financeira. Salientamos mais
uma vez que esse processo não é fácil de ser consolidado, já que será avaliado
e realizado por todos os setores responsáveis pela escola. Outro fator
importante a liberdade, autonomia remete-nos para regras e orientações
criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposição externa.
Valorização do magistério. A escola deve
estar sempre levantando a necessidade de formação continuada de seus
professores e elaborar seu programa de formação, contando com o apoio dos
órgãos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e
na avaliação do referido programa.
Foram
distribuídas atividades onde esperamos a participação de todo o Corpo Docente,
Discente, Conselhos Escolares, Funcionários e Comunidade de igual maneira:
Ø Organização
do Sistema Educacional Brasileiro (LDB
9394/96- Leis de Diretrizes e Base da Educação Brasileira);
Ø Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA Instituído
pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990;
Ø LEI Nº 8.261
DE 29 DE MAIO DE 2002 - Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino
Fundamental e Médio do Estado da Bahia.
Ø Regimento
Escolar
Ø Humanização
da infraestrutura
Estas atividades serão desenvolvidas no decorrer do
ano letivo de 2007. Contaremos com a integração família-escola-comunidade, além
disso, o estímulo do ensino-aprendizagem, salientar os princípios de igualdade,
cooperação e solidariedade. Iniciamos o percurso em março 2007 e durante todo o
ano de 2008.
Realizamos parceria com membros internos e externos
que participam coletivamente das decisões traçando metas para sanar algumas
dificuldades encontradas no âmbito escolar.
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