A participação do corpo docente da
escola quilombola Dr. Milton Santos na construção de uma educação para
diversidade.
Título
O desafio pedagógico na jornada diária
da escola quilombola dr. Milton Santos.
Problema
No passado a formação acadêmica dos
docentes perpassava por uma cultura de escolarização branca, e hoje com a Lei
10.639/2003 e a 11.645/2006 como ressignificar o fazer pedagógico da escola Dr.
Milton Santos, uma escola do quilombo, no quilombo?
Objetivo Geral
Fomentar no Corpo Docente da escola do
quilombo, no quilombo a ressignificação do saber sistematizado para efetivação
e valorização do saber informal utilizado no dia a dia do discente.
Objetivo Específico
·
Evidenciar
e valorizar os saberes orais, já existentes, dos remanescentes quilombolas do
Barro Preto;
·
Agregar
ao saber científico as aprendizagens construídas através da interação
sociocultural;
Justificativa
Contribuir para a reconstrução de uma
sociedade que valorize os saberes presentes na formação histórica e social da
comunidade remanescente quilombola do Barro Preto dentro de um contexto onde o
poder científico é determinante para detenção do poder como instrumento de
sujeição do homem sobre o próprio homem (CURY,2010) é de suma importância para
incluir o homem e a mulher negra como protagonista de sua própria história.
Escravizar, anular o outro pelo não reconhecimento de seu saber dentro de um
sistema governamental democrático é um crime cruel, desumano e sem nenhum
referencial construtor de uma cidadania plena.
Referencial Teórico
CURY,
Cilene. O Dilema da Pesquisa: Um modelo para iniciantes. – 1 ed., - São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
SODRÉ,
Muniz. Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, RJ:
Vozes, 1999.
SANTOS,
Milton. A Urbanização Desigual: A Especificidade do Fenômeno Urbano em Países
Subdesenvolvidos – 3 ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,
2010.
___.Pobreza
Urbana. 3 ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
Apresentar
as dificuldades encontradas na jornada diária dos docentes na escola quilombola
Dr. Milton Santos bem como a aplicação da Lei 10.639/2003.
Ministério
da Educação/Secretária da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Orientações e Ações para a Educação da Relações Étnico-Raciais. Brasília:
SECAD, 2010.
Estatuto
da Igualdade Racial.Brasília, 2006.
BRASIL,
Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado
em 05 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas
Constitucionais nº1/92 a 64/2010, pelo Decreto nº186/2008 e pelas Emendas
Constitucionais de Revisão nº1 a 6/94 – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria
de Edições Técnicas, 2010.
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