segunda-feira, 2 de julho de 2012

O desafio pedagógico na jornada diária da escola quilombola dr. Milton Santos.



 A participação do corpo docente da escola quilombola Dr. Milton Santos na construção de uma educação para diversidade.

Título

O desafio pedagógico na jornada diária da escola quilombola dr. Milton Santos.

Problema

No passado a formação acadêmica dos docentes perpassava por uma cultura de escolarização branca, e hoje com a Lei 10.639/2003 e a 11.645/2006 como ressignificar o fazer pedagógico da escola Dr. Milton Santos, uma escola do quilombo, no quilombo?

Objetivo Geral




Fomentar no Corpo Docente da escola do quilombo, no quilombo a ressignificação do saber sistematizado para efetivação e valorização do saber informal utilizado no dia a dia do discente.

Objetivo Específico

·         Evidenciar e valorizar os saberes orais, já existentes, dos remanescentes quilombolas do Barro Preto;
·         Agregar ao saber científico as aprendizagens construídas através da interação sociocultural;
Justificativa

Contribuir para a reconstrução de uma sociedade que valorize os saberes presentes na formação histórica e social da comunidade remanescente quilombola do Barro Preto dentro de um contexto onde o poder científico é determinante para detenção do poder como instrumento de sujeição do homem sobre o próprio homem (CURY,2010) é de suma importância para incluir o homem e a mulher negra como protagonista de sua própria história. Escravizar, anular o outro pelo não reconhecimento de seu saber dentro de um sistema governamental democrático é um crime cruel, desumano e sem nenhum referencial construtor de uma cidadania plena.


Referencial Teórico

CURY, Cilene. O Dilema da Pesquisa: Um modelo para iniciantes. – 1 ed., - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
SODRÉ, Muniz. Claros e Escuros: identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
SANTOS, Milton. A Urbanização Desigual: A Especificidade do Fenômeno Urbano em Países Subdesenvolvidos – 3 ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
___.Pobreza Urbana. 3 ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010.
Apresentar as dificuldades encontradas na jornada diária dos docentes na escola quilombola Dr. Milton Santos bem como a aplicação da Lei 10.639/2003.

Ministério da Educação/Secretária da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação da Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2010.

Estatuto da Igualdade Racial.Brasília, 2006.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 05 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nº1/92 a 64/2010, pelo Decreto nº186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nº1 a 6/94 – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2010. 

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