Diagnóstico:
A comunidade escolar desconhece a história do povo negro, suas conquistas
sociais e seus representantes dentro da sociedade.
Marco
situacional: A COMUNIDADE ESCOLAR, SEU PAPEL HISTÓRICO E SEUS DESAFIOS que
explicita os desafios a serem assumidos pelo estudantes;
Marco conceitual: A COMUNIDADE, O SER NEGRO E A FUNÇÃO
DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PARA COM A REAL HISTÓRIA DA MISCEGINAÇÃO BRASILEIRA, com a
determinação de elevar nossas ações e reações dentro da nossa comunidade;
Marco operacional: OS ESTEREÓTIPOS DO POVO NEGRO:
ESCLARECIMENTO DE ATITUDES POLÍTICAS PEDAGÓGICAS RACIAIS, quais são os pontos
de vistas adotados para relacionar a importância das etnias no fazer histórico
e dentro da escola, e o desenvolvimento curricular tendo como base a Lei
10.639/2003, alterada pela Lei 11.645, no o ensino/aprendizagem.
Avaliação: Garantir a efetivação da Lei e
valorização dos saberes construídos, fora do espaço escolar. Efetivar a
valorização dos afro-descendentes e afro brasileiros dentro da sociedade, em
especial da nossa comunidade.
Nesta perspectiva estamos tendo como
princípios norteadores a igualdade étnica no processo de construção histórica
do Brasil, Bahia, Jequié e Comunidade Remanescente do Barro Preto. Salientar
que qualidade técnica é indissociável da qualidade política.
Segundo Demo qualidade formal ou técnica “(...) significa a habilidade
de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos
desafios do desenvolvimento” (1994, p.14). Já a qualidade política é
condição imprescindível da participação. Está voltada para os fins, valores e
conteúdos “a competência humana do sujeito em termos de se fazer e de fazer
história, diante dos fins históricos da sociedade humana” (Demos 1994, p.14).
Valorização do magistério. A escola deve
estar sempre levantando a necessidade de formação continuada de seus
professores e elaborar seu programa de formação, contando com o apoio dos
órgãos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e
na avaliação tendo a Lei 10.639/2003 como elemento acionador.
Foram
distribuídas atividades onde esperamos a participação de todo o Corpo Docente,
Discente, Conselhos Escolares, Funcionários e Comunidade de igual maneira:
Ø Elaboração
e efetivação do Projeto “Eu sou a história: Conheça-me”
Ø LEI Nº 10.639/2003
- Nos estabelecimentos de
ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o
ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira
Ø LEI Nº
11.645/2008 - Nos
estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados,
torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
Ø Valorização da EJA e seus Tempos Formativos
(Aprender a Conviver e Aprender a Fazer)
Ø Manutenção da
infraestrutura humanizada/2010
Estas atividades serão desenvolvidas no decorrer dos
anos letivos de 2009 e 2010. Contaremos com a integração família-escola-comunidade.
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