domingo, 1 de julho de 2012

Tema gerador: “Nascer negro é conseqüência, ser negro é consciência” (Biko) 2009-2010





 Diagnóstico: A comunidade escolar desconhece a história do povo negro, suas conquistas sociais e seus representantes dentro da sociedade.

 Marco situacional: A COMUNIDADE ESCOLAR, SEU PAPEL HISTÓRICO E SEUS DESAFIOS que explicita os desafios a serem assumidos pelo estudantes;

Marco conceitual: A COMUNIDADE, O SER NEGRO E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PARA COM A REAL HISTÓRIA DA MISCEGINAÇÃO BRASILEIRA, com a determinação de elevar nossas ações e reações dentro da nossa comunidade;

Marco operacional: OS ESTEREÓTIPOS DO POVO NEGRO: ESCLARECIMENTO DE ATITUDES POLÍTICAS PEDAGÓGICAS RACIAIS, quais são os pontos de vistas adotados para relacionar a importância das etnias no fazer histórico e dentro da escola, e o desenvolvimento curricular tendo como base a Lei 10.639/2003, alterada pela Lei 11.645, no o ensino/aprendizagem.

Avaliação: Garantir a efetivação da Lei e valorização dos saberes construídos, fora do espaço escolar. Efetivar a valorização dos afro-descendentes e afro brasileiros dentro da sociedade, em especial da nossa comunidade.
 Nesta perspectiva estamos tendo como princípios norteadores a igualdade étnica no processo de construção histórica do Brasil, Bahia, Jequié e Comunidade Remanescente do Barro Preto. Salientar que qualidade técnica é indissociável da qualidade política. Segundo Demo qualidade formal ou técnica “(...) significa a habilidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento” (1994, p.14). Já a qualidade política é condição imprescindível da participação. Está voltada para os fins, valores e conteúdos “a competência humana do sujeito em termos de se fazer e de fazer história, diante dos fins históricos da sociedade humana” (Demos 1994, p.14). Valorização do magistério.  A escola deve estar sempre levantando a necessidade de formação continuada de seus professores e elaborar seu programa de formação, contando com o apoio dos órgãos centrais, no sentido de fortalecer seu papel na concepção, na execução e na avaliação tendo a Lei 10.639/2003 como elemento acionador.
Foram distribuídas atividades onde esperamos a participação de todo o Corpo Docente, Discente, Conselhos Escolares, Funcionários e Comunidade de igual maneira:
Ø  Elaboração e efetivação do Projeto “Eu sou a história: Conheça-me”
Ø  LEI Nº 10.639/2003 - Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira
Ø  LEI Nº 11.645/2008 - Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
Ø  Valorização da EJA e seus Tempos Formativos (Aprender a Conviver e Aprender a Fazer)
Ø  Manutenção da infraestrutura humanizada/2010
Estas atividades serão desenvolvidas no decorrer dos anos letivos de 2009 e 2010. Contaremos com a integração família-escola-comunidade. 

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