terça-feira, 14 de agosto de 2012

Ângela, as práticas pedagógicas desenvolvidas aqui na escola estão alicerçadas numa visão monocultural ou multicultural? Por quê?




Numa visão multicultural. Porque nossa sociedade é formada de forma multicultural. Não é cabível evidenciarmos uma cultura em detrimento de outra. Todos os saberes tem a mesma valorização independente da raiz cultural. Somos frutos do multiculturalismo. Nossas crenças e fazeres pedagógicos precisam evidenciar estas marcas culturais. Em uma da revisões da LDBEN forma efetivadas as seguintes mudanças:
  • introdução de novo paradigma curricular para a educação básica, baseado em competências a serem construídas pelos alunos, de tal modo que os conteúdos não têm sustentação em si mesmos, mas constituem meios para desenvolver capacidades;
  • introdução de princípios de organização e gestão de sistemas escolares baseados na flexibilidade, descentralização e autonomia da escola, associados à avaliação de resultados;
  • introdução do preceito da diversidade curricular para atender às características e peculiaridades regionais.
Novas práticas se impõem à escola, em especial quando esta é quilombola e atende quilombolas, a prática educativa, o planejar e sistematizar precisa estar com o foco nas culturas populares, nos saberes constituídos no dia a dia. A resistência é compreensível já que somos frutos de uma educação modista, determinante monocultura. Do mesmo modo, para os alunos e alunas e estranho ver a escola valorizar o conhecimento, os bens culturais, o trabalho, a autonomia intelectual, ao invés de informar que tudo está errado e precisa ser construído um novo saber. É necessário, também, que o docente exercite o pensamento crítico e reflexivo, aprenda a comprometer-se, a compartilhar responsabilidades, a utilizar diferentes recursos tecnológicos e comunicar-se usando várias linguagens. Isso não significa abrir mão dos conteúdos inerentes a cada etapa serial, mas relacionar o saber constituído historicamente pelos seres humanos e o saber que está em formação, que precisa ser validado no cotidiano.
Estas mudanças trouxeram divergências, muitas indagações, desejo do continuísmo, o conhecido é mais seguro. A equipe gestora e o corpo docente a todo momento se depara com situações que ora fortalece a mudança ora desperta o desejo do regime militar dentro da escola. E não é diferente entre os outro segmentos, inclusive os alunos e alunas.  
A Lei 10.639/2007 precisa subsidiar todas as ações pedagógicas da nossa escola. Apesar de alguns docentes não se colocarem na posição de pesquisadores e construtores desta educação é sua função, já que escolheu atuar em uma escola de comunidade quilombola.
Em seu art.13, a lei 9394/96 afirma que,
Os docentes incumbir-se-ão de:
1. participar da proposta pedagógica do estabeloecimento de ensino;
2. elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
3. zelar pela aprendizagem dos alunos;
4. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
5. ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
6. colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Assim não podemos nos eximir da responsabilidade enquanto professor e professora com o sucesso na aprendizagem e permanecia do aluno e da aluna na escola.
Hoje, vivemos em uma sociedade da informação, de novas tecnologias e novos meios de comunicação, e da globalização dos mercados. Então não dar para a escola escolher a monocultura. Somos em essência multiculturais, somos representantes do século XXI, mesmo tendo uma educação fundamentada no século passado, e promotores e promotoras dos diversos saberes culturais.

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Gostaria de um endereço de e-mail para que eu posso entrar em contato com vocês.

    Meu e-mail é o douglas@orangeeditorial.com.br

    Aguardo seu retorno!

    Att.,
    Douglas Nunes Brandão
    Orange Editorial

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