sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ângela, como se deu sua formação enquanto diretora?




A liderança sempre fez parte de minha identidade, do meu caráter. Ao receber a proposta através do meu amigo e colega de trabalho Noé Barreto vacilei um pouco, já que a escola a qual estavam a me oferecer era um nicho de maus hábitos públicos. A atual gestora estava a frente da escola a 16 anos deixou que os vícios corporativos enraizassem em detrimento da valorização do estudante da comunidade. A escola era desconhecida no meio educacional, e reconhecida no meio marginal. No entanto um dedo de prosa com Dilma, então diretora da APLB Sindicato, fez com que eu criasse coragem e percebesses que para todo mal há uma cura. Assumi a escola oficialmente em 06 de junho de 2007. A DIREC 13 estava sendo dirigida pelo exemplo de gestor Prof. Roberto Gondim. As leis no papel são aplaudidas, mas na prática é uma calamidade para colocá-las em prática. Fazer com que os professores e professoras se dignassem a comparecer a escola para trabalhar foi uma batalha, as Atividades Complementares uma guerra fria diária. A estrutura física era desumana. O olhar dos educadores para com a comunidade era de piedade ou de invisibilidade. Seguir adiante só foi possível porque tive a força da Prof. Evilúzia Silva Moura, ditando as leis para humanizá-las; a Prof. Amélia com seus exemplos de possibilidades sim de fazer o que é certo já que ela trabalhava no Colégio Militar, e lá as leis aconteciam; A Prof. Eliana Sardinha e a Prof. Maria Lúcia Barreto Trazendo exemplos de escolas do município de Jequié que vencerem estas barreirias, a exemplo do Médici e Celi de Freitas; Prof. Vilma com sua coragem para o trabalho; Prof. Pinto com sua experiência em administração pública; Prof. Wildes com seu zelo para com sua docência; Iraci Barbosa moradora da comunidade conhecedora de cada estudante e de suas histórias de vida. Com esta equipe iniciamos várias guerras e saímos vencedoras de todas. O prêmio uma educação de qualidade para todos os estudantes do, ainda, Colégio Duque de Caxias. Tivemos feridas, dores invisíveis, nos desacatamos, em alguns momentos pensei que fosse ocorrer a barbárie, a agressão física de fato. O saber construído historicamente falou mais forte e a ideologia venceu a brutalidade.
  • Inicie o curso de Especialização em Gestão Escolar oferecido pela UFBA, não terminei porque a escola precisava de minha presença física como uma criança que precisa ser amamentada a cada duas horas;
  • Participei do Seminário Nacional de Ensino Médio Integral: Construindo a Política de Ensino Médio para todos no Brasil;
  • Programa de Capacitação para Gestores Escolares – Progestão;
  • Formação de Professores em Direitos Humanos e Diversidades;
  • Programa Formação pela Escola, concluindo os módulos Competências Básicas, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa do Livro e Programa Nacional de Alimentação Escolar;
  • Mídias Digitais;
  • Formação de Gestores Escolares;

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