quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conhecimento



“Se ignorância é o problema social mais devastador, seu enfrentamento não se dará, sobretudo pelo acesso a benefícios, mas pela capacidade individual e, sobretudo coletiva de fazer e fazer-se oportunidade, ou de se emancipar” (DEMO, 2000, p.23).
Para se adquirir a emancipação é necessário dominar determinados mecanismos que estão presentes no processo de transmissão e assimilação da aprendizagem que diz respeito ao conhecimento elaborado e não ao conhecimento espontâneo. Ou seja, a aprendizagem escolar trabalha com a aquisição das bases do conhecimento científico. Assim, o conhecimento pode ser definido como “o resultado do trabalho humano no processo histórico de transformação do mundo e da sociedade, através da reflexão sobre esse processo” (GASPARIM, 2003, p.4).
Isso remete à escola uma nova proposta pedagógica de reonstrução-construção-reconstrução do conhecimento a partir de uma nova forma do professor estudar, e preparar os conteúdos, fazendo a seguinte seqüência didática: partir da prática, teorizar sobre ela e voltar à prática para transformá-la ou aperfeiçoá-la. Isso possibilitará passar do senso comum como única explicação da realidade, para os conceitos científicos que possibilitarão uma compreensão mais contextualizada da totalidade social.
Diante deste fato podemos definir, então, o conhecimento como sendo a apropriação do manejo crítico e inventivo da cultura produzida historicamente pelos homens.

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