terça-feira, 27 de novembro de 2012

INTRODUÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO


Este trabalho através de uma pesquisa tem como objetivo evidenciar, ou não, a relação do alto indicie de evasão escolar, distorção idade/série e a indisciplina em sala da aula com a não elaboração de Planos de Aula. 
 Ele discute sobre como o Plano de Aula pode contribuir para a aproximação do conhecimento científico, construído historicamente pelo homem, e o conhecimento nascido no ambiente do cotidiano, ratificado pelo senso comum. Ambos devem estar interligados na construção e emancipação da cidadania dos educandos(as) do Colégio Estadual Doutor Milton Santos.
 A consciência da necessidade dos saberes sistematizados cientificamente, saber formal, ocorre quando esses tem uma valorização no ambiente extraescolar, saber informal
 A função social de a escola é considerar os aspectos culturais e valorativos da comunidade e realçar o saber popular articulado ao conteúdo escolar, esse é um questionamento constante. Orientar os estudos para dar especificidade e praticidade aos conteúdos, e realçar quais as reais necessidades de ser um discente transformador e não, só, transformado pelo seu meio. Poder vislumbrar melhores condições de vida por atuarem como cidadãos exercitando sempre a sua cidadania. A escola não deve ser a imagem e semelhança de seus educadores, mas de todos os seguimentos que a compõem. É uma situação política delicada se deixamos que as mudanças ocorram de dentro para fora, porém se o embrião for gerado dentro da escola a transformação será lenta e bastante proveitosa para a qualificação de todos os envolvidos.
Com base na metodologia pesquisa-ação, essa sendo utilizada na linha social fazendo uso de entrevistas individuais com o corpo docente e sondagem do corpo discente para obtenção de  dados que apontem as causas da não utilização dos saberes do cotidiano da comunidade local na prática pedagógica diária.
     Segundo Michel Thiollent (2011), as pesquisadoras devem estar inseridas no processo de construção/desconstrução da ação pedagógica. A pesquisa-ação consegue realiza e abarcar a subjetividade em prol do objetivo educacional. É o saber popular em sintonia com o saber científico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário