Este trabalho
através de uma pesquisa tem como objetivo evidenciar, ou não, a relação do alto
indicie de evasão escolar, distorção idade/série e a indisciplina em sala da
aula com a não elaboração de Planos de Aula.
Ele discute sobre como o
Plano de Aula pode contribuir para a aproximação do conhecimento científico,
construído historicamente pelo homem, e o conhecimento nascido no ambiente do
cotidiano, ratificado pelo senso comum. Ambos devem estar interligados na
construção e emancipação da cidadania dos educandos(as) do Colégio Estadual
Doutor Milton Santos.
A consciência da necessidade dos
saberes sistematizados cientificamente, saber formal, ocorre quando esses tem
uma valorização no ambiente extraescolar, saber informal
A função social de a escola é considerar os aspectos
culturais e valorativos da comunidade e realçar o saber popular articulado ao
conteúdo escolar, esse é um questionamento constante. Orientar os estudos para
dar especificidade e praticidade aos conteúdos, e realçar quais as reais
necessidades de ser um discente transformador e não, só, transformado pelo seu
meio. Poder vislumbrar melhores condições de vida por atuarem como cidadãos
exercitando sempre a sua cidadania. A escola não deve ser a imagem e semelhança
de seus educadores, mas de todos os seguimentos que a compõem. É uma situação
política delicada se deixamos que as mudanças ocorram de dentro para fora,
porém se o embrião for gerado dentro da escola a transformação será lenta e
bastante proveitosa para a qualificação de todos os envolvidos.
Com base na
metodologia pesquisa-ação, essa sendo utilizada na linha social fazendo uso de
entrevistas individuais com o corpo docente e sondagem do corpo discente para
obtenção de dados que apontem as causas
da não utilização dos saberes do cotidiano da comunidade local na prática
pedagógica diária.
Segundo Michel Thiollent (2011), as
pesquisadoras devem estar inseridas no processo de construção/desconstrução da
ação pedagógica. A pesquisa-ação consegue realiza e abarcar a subjetividade em
prol do objetivo educacional. É o saber popular em sintonia com o saber
científico.
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