terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ensino-Aprendizagem



Podemos dizer que o ensino-aprendizagem é a prática de proporcionar tanto ao professor quanto ao aluno a possibilidade de buscar o conhecimento teórico numa perspectiva de reflexão sobre o fazer prático do cotidiano.
A linha de pensamento do que ensinar e como ensinar deve seguir um planejamento prévio, primando à experiência de vida do aluno e do professor, que se bem aproveitado, contribui para o enriquecimento do conhecimento e cria um clima de predisposição favorável à aprendizagem.
Para Paulo Freire
“o ensino deve sempre respeitar os diferentes níveis de conhecimento que o aluno traz consigo a escola. Tais conhecimentos exprimem o que poderíamos chamar de a identidade cultural do aluno – ligada, evidentemente, ao conceito sociológico de classe. O educador deve considerar essa “leitura de mundo” inicial que o aluno traz consigo, ou melhor, em si. Ele forjou-a no contexto do seu lar, de seu bairro, de sua cidade, marcando-a fortemente com sua origem” (FREIRE & CAMPOS, 1991, p.51).
Seguindo esse raciocínio a aprendizagem do aluno vai além das regras estabelecidas, mas também de todo o conjunto de idéias e fatos que constituem sua vida e colaboram para a formação de atitudes e fixação de regras que devem guiá-lo para seu aperfeiçoamento durante sua trajetória de vida na sociedade. A partir de esse entendimento um novo pensar e agir pedagógico surgirá.

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