segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Concepção de Escola e de Perfil de Formação dos Alunos



De acordo com Saviani, “o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens” (1991, p.14). Portanto, o objetivo da escola é transmitir conhecimentos como forma de perpetuar cultura, desenvolver a personalidade e estimular a sociedade. A escola desempenha três funções principais que são: selecionar e transmitir conhecimentos; estimular atitudes consideradas úteis para aprendizagem e, preparar para o convívio social.
A escola não se limita somente ao espaço físico, mais age e transforma em conjunto com a família e as instituições sociais que colaboram na construção escolar do saber, integrando-os, da origem do próprio saber à sua elaboração.
Uma das maiores preocupações é o ensino de qualidade, como diferencial na vida dos alunos. Espera-se que o aluno seja capaz de saber mais sobre si e consiga refletir sobre a realidade que o cerca, tenha discernimento do justo e que seja coerente e conseqüente. É fundamental que esses aprendam e se desenvolvam, vencendo seus limites e dificuldades.
Para que a escola cumpra com eficácia seu trabalho educativo deve-se pensar no seu papel como mediadora na construção dos conhecimentos científicos através de seu currículo. Desta forma, a aprendizagem deve ocorrer de maneira contextualizada e interdisciplinar.
Deve-se, também, evidenciar que é preciso organizar os conteúdos disciplinares de maneira que o método dialético de enxergar a realidade seja tido como prioridade em todas as disciplinas. Isto é, conhecer conceitos que digam respeito às relações sociais construídas historicamente pelos homens durante os séculos de sua existência, para que a educação seja realmente posta a serviço da humanização.

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