De
acordo com Saviani, “o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e
intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida
histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens” (1991, p.14). Portanto, o
objetivo da escola é transmitir conhecimentos como forma de perpetuar cultura,
desenvolver a personalidade e estimular a sociedade. A escola desempenha três
funções principais que são: selecionar e
transmitir conhecimentos; estimular atitudes consideradas úteis para
aprendizagem e, preparar para o convívio social.
A
escola não se limita somente ao espaço físico, mais age e transforma em
conjunto com a família e as instituições sociais que colaboram na construção
escolar do saber, integrando-os, da origem do próprio saber à sua elaboração.
Uma
das maiores preocupações é o ensino de qualidade, como diferencial na vida dos
alunos. Espera-se que o aluno seja capaz
de saber mais sobre si e consiga refletir sobre a realidade que o cerca, tenha
discernimento do justo e que seja coerente e conseqüente. É fundamental que
esses aprendam e se desenvolvam, vencendo seus limites e dificuldades.
Para
que a escola cumpra com eficácia seu trabalho educativo deve-se pensar no seu
papel como mediadora na construção dos conhecimentos científicos através de seu
currículo. Desta forma, a aprendizagem deve ocorrer de maneira contextualizada
e interdisciplinar.
Deve-se,
também, evidenciar que é preciso organizar os conteúdos disciplinares de
maneira que o método dialético de enxergar a realidade seja tido como
prioridade em todas as disciplinas. Isto é, conhecer conceitos que digam
respeito às relações sociais construídas historicamente pelos homens durante os
séculos de sua existência, para que a educação seja realmente posta a serviço
da humanização.
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