domingo, 25 de novembro de 2012

Currículo e Educação



Quando compreendemos o Currículo escolar como o planejamento das ações escolares que possibilitarão ao educando uma real compreensão das necessidades sociais e das diversas possibilidades de conhecimentos, estamos direcionando estas atividades para que esse possa explorar ao máximo os seu poder de comunicação; as suas aptidões e capacidades para seguir a vida social e econômica da nossa sociedade, bem como exercitar o seu papel de cidadão. Portanto, cabe a este Currículo direcionar o trabalho escolar de maneira que as atividades desenvolvidas possam caminhar para o desenvolvimento da pesquisa e do trabalho científico, sem desmerecer o sentido das funções clássicas da escola. Ou seja, “valorizar a importância do trabalho escolar como elemento necessário ao desenvolvimento cultural, que ocorre para o desenvolvimento humano em geral”. (SAVIANI,1991, p.105)
Para que isto esteja bem definido, devemos ter claro que, de acordo com a LDB educar é: “preparar o indivíduo para o seu desenvolvimento, para a cidadania e para o trabalho” (art.2º).
A Educação é o meio que permite ao homem formar-se e construir-se num ser digno e consciente de suas ações. É através da Educação que, ele constrói a sua cidadania e interage com o meio, com o outro, e poderá ou não, transformar a sua vida e sociedade. É o instrumento mediador entre o senso comum e o conhecimento científico, mais atuante também no sentido de despertar a sensibilidade e a criatividade a fim de construir um ser crítico e pensante, possibilitando um crescimento individual e coletivo.
Essa compreensão deve estar presente na construção interdisciplinar do trabalho pedagógico e na maneira como o conhecimento é tratado para que o aluno possa ser respeitado como um ser contextualizado.
Em suma, currículo é o conjunto das atividades desenvolvidas pela escola e, portanto tudo o que ela faz para promover o acesso ao saber elaborado. É a partir desta compreensão que a especificidade da educação ganha uma importância ainda maior, porque o papel da escola fica definido mais claramente quanto à formação do cidadão e sua participação na sociedade.

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