Quando
compreendemos o Currículo escolar como o planejamento das ações escolares que
possibilitarão ao educando uma real compreensão das necessidades sociais e das
diversas possibilidades de conhecimentos, estamos direcionando estas atividades
para que esse possa explorar ao máximo os seu poder de comunicação; as suas
aptidões e capacidades para seguir a vida social e econômica da nossa
sociedade, bem como exercitar o seu papel de cidadão. Portanto, cabe a este
Currículo direcionar o trabalho escolar de maneira que as atividades
desenvolvidas possam caminhar para o desenvolvimento da pesquisa e do trabalho
científico, sem desmerecer o sentido das funções clássicas da escola. Ou seja,
“valorizar a importância do trabalho escolar como elemento necessário ao
desenvolvimento cultural, que ocorre para o desenvolvimento humano em geral”.
(SAVIANI,1991, p.105)
Para
que isto esteja bem definido, devemos ter claro que, de acordo com a LDB educar
é: “preparar o indivíduo para o seu desenvolvimento, para a cidadania e para o
trabalho” (art.2º).
A
Educação é o meio que permite ao homem formar-se e construir-se num ser digno e
consciente de suas ações. É através da Educação que, ele constrói a sua
cidadania e interage com o meio, com o outro, e poderá ou não, transformar a
sua vida e sociedade. É o instrumento mediador entre o senso comum e o
conhecimento científico, mais atuante também no sentido de despertar a
sensibilidade e a criatividade a fim de construir um ser crítico e pensante,
possibilitando um crescimento individual e coletivo.
Essa
compreensão deve estar presente na construção interdisciplinar do trabalho
pedagógico e na maneira como o conhecimento é tratado para que o aluno possa
ser respeitado como um ser contextualizado.
Em
suma, currículo é o conjunto das atividades desenvolvidas pela escola e, portanto
tudo o que ela faz para promover o acesso ao saber elaborado. É a partir desta
compreensão que a especificidade da educação ganha uma importância ainda maior,
porque o papel da escola fica definido mais claramente quanto à formação do
cidadão e sua participação na sociedade.
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