sábado, 24 de novembro de 2012

Concepção de Educação e Práticas Escolares



Segundo Alfredo Bosi, a palavra cultura, pensada como um conjunto de idéias, valores e conhecimentos, traz dentro de si, em primeiro lugar, a dimensão do passado. Muitos conhecimentos foram herdados de outras gerações, não estamos começando do zero, cada ano que passa acumula mais conhecimento.
Sem dúvida nenhuma, a primeira ideia que temos quando falamos em cultura é a de transmissão de conhecimentos e valores de uma geração para outra, de uma instituição para outra, de um país para outro.
Subsiste sempre a ideia de algo que já foi estabelecido em um passado que pode ser um passado próximo ou remoto. Evidentemente, nossa cultura tecnológica tem proximidade com a Revolução Industrial e com tudo o que veio depois, ao passo que a cultura humanística deve remontar aos gregos e aos romanos, há 2000 ou 3000 anos atrás. Não importa: seja um passado recente, séculos XIX e XX, seja um passado remoto (antes de Cristo, ou épocas arcaicas), sempre a palavra cultura carrega dentro de si a ideia de transmissão de idéias e valores.
Cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural. Sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelos homens como membro da sociedade”.
Portanto correspondem, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que a partir de uma vivencia e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.
Cada ser humano traz dentro de si uma cultura seja ela herdada ou adquirida, a escola deve trabalhar e respeitar dessas.
O planejamento dos conteúdos deve estar relacionado com o desenvolvimento de uma prática pedagógica que articule esses conteúdos à dinâmica de um processo educativo que empregue recursos didáticos pedagógicos promotores da aprendizagem e que respeite a identidade cultural do aluno, na perspectiva da diversidade cultural.

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