quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ESTUDO DO PROCESSO



02. PROCESSO

Elaboração de Plano de Aula tendo como instrumento norteador o Projeto Político Pedagógico “Saberes e Saberes”.


02. DESCRIÇÃO DO PROCESSO -
A elaboração do Plano de Aula acontece semanalmente separados por área de conhecimento – Linguagem, Ciências Exatas e Ciências Humanas – no horário da Atividade Complementar, são quatro horas aula. Esse será o norteador das metodologias utilizadas em sala de aula para mediar os saberes.

03. UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(EIS) -
Setor Pedagógico, Setor Administrativo, Secretária.


04. PESSOA(S) RESPONSÁVEL(EIS) PELO PROCESSO
Evilúzia Silva Moura, Coordenadora Pedagógica e Ângela Eça de Oliveira, Gestora.

05. Nº DE EXECUTANTES DO PROCESSO
01 Coordenadora Pedagógica; 25 docentes; 02 gestoras.

06. Descreva quem são os clientes externos e internos. Posteriormente,
 apresente os requisitos destes.

CLIENTES EXTERNOS
O Colégio Estadual Doutor Milton Santos está situado numa comunidade pobre onde a maioria das famílias insere-se no mercado de trabalho de forma marginal: apenas 40% dos pais possuem emprego fixo, sobrevivendo com salário mínimo ou menos; 65% fazem biscates. Devido ao desemprego e o não se permitir sonhar a adentrar no ciclo social reconhecido e privilegiado historicamente muitos entram para a marginalidade, tráfico de drogas, prostituição. As crianças são criadas pelas avós, possibilitando assim as mães procuram algum ganha-pão nos grandes centros, os pais em sua maioria não assumem a paternidade financeira e/ou afetiva. Famílias estruturadas, mesmo fora dos estereótipos, são poucas. A gravidez entre as adolescentes é uma constate, levando várias meninas a pararem de estudar e, principalmente, repetirem o ciclo familiar.
Boa parte dos educandos tem problemas de hiperatividade ou algum distúrbio emocional, alguns casos diagnosticados e outros evidenciados pelo pedagógico. O medo convive com eles. Refletir sobre suas ações e as reações que poderão vir a assumir é como colocá-los diante de um tribunal. Acreditam que só existam duas decisões: culpa ou inocência.
A cultura com raiz negra foi silenciada pelo protestantismo, não faz mais parte do dia a dia dos discentes. Os educandos frequentam igrejas protestante e católica, uma minoria ao candomblé.
Os adolescentes têm no futebol a igualdade tão sonhada. O único lazer é a quadra poliesportiva da escola.
Uma das principais dificuldades apresentada no processo ensino e aprendizagem é a dificuldade de vislumbrar dias melhores tendo como instrumento os saberes sistematizados da escola. A dificuldade de leitura e interpretação tem sua origem nos primeiros anos de escola, não são sanados nos anos posteriores. A uma constante dúvida na proficuidade do ensinamento escolar e sua aplicação no dia a dia do educando, com isso temos a evasão como uma forma de indagação: “por que estou na escola?”
É observado que aos poucos começaram a sonhar com os cursos universitários. Há uma expectativa de terminar o Ensino Médio numa escola pública e concorrer com alunos de escolas públicas, com negros e negras, com quilombolas. A concorrência será com seus iguais.
A Indústria de Calçados e Produtos Alimentícios é quem mais emprega os jovens da comunidade.
É complexo e intricado fazer com que uma geração sonhe com emancipação política de fato e de direito quando todas as gerações anteriores não obtiveram esta oportunidade. É relevante tentar certificar nossos jovens no saber sistematizado e validar os saberes do cotidiano. Afinal a realidade nada mais é que uma pequena representação dos saberes que no proporcionam os sonhos. A educação, o conhecimento pode até não levar a aquisição de produtos financeiros, mas com certeza é o caminho para se estabelecer no mundo como um agente transformador de seu meio.


REQUISITOS
·      Entender e ser inserido no processo do conhecimento historicamente construído pelo homem e validado pela sociedade através do certificado de conclusão da educação básica no período de 8 anos letivos.

CLIENTES INTERNOS:
A equipe gestora é formada pela gestora Ângela Eça de Oliveira, licenciada em Letras e pesquisadora da Cultura Afro-Brasileira, a vice-gestora Evilúzia Silva Moura, turno matutino, licenciada em Letras e Especialista em “Leitura”, através do Convênio de Cooperação Técnica nº 144/2006, entre o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Jequié a Professora Evilúzia Silva Moura, também concursada do município, está a disposição da escola e atua estas 40 horas como Coordenadora Pedagógica; a vice-gestora Maria Lúcia Barreto de Almeida, turno vespertino, licenciada em Educação Infantil; como a escola é denominada como de Médio Porte não tem vice-gestora no noturno. Temos a secretária Maria Conceição Francisca, com formação no magistério, como única funcionária efetiva. A equipe de apoio é composta por 04 vigilantes terceirizados da MAP; 06 terceirizados da empresa World Service Terceirização Ltda; e 08 Prestadores de Serviço Temporário – PST. Realizam as funções de porteiro, recepcionista, serviços gerais e merendeiras.
Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar
COLÉGIO ESTADUAL DOUTOR MILTON SANTOS
Endereço
RUA DOM CLIMÉRIO
Telefones
(73)  3527 5209
E-mail
luaangela@hotmail.com
Home-page ou Blog
Cadastro no MEC/Inep
29229294
Autorização de funcionamento
Portaria nº 2879 – D.O 06/05/1981
Classificação IDEB
Ideb Observado
Metas Projetadas
22007eAFjYGD4-PEjAAWsAtQ_
22009
22011eAFjYGD4-PEjAAWsAtQ_
22007eAFjYGD4-PEjAAWsAtQ_
22009eAFjYGD4-PEjAAWsAtQ_
22011eAFjYGD4-PEjAAWsAtQ_
22013eAFjYGD4-PEjAAWsAtQ_
22.2
11.7
22.9
300
32.5
42.9
43.4
4
Modalidades de ensino
Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos
Quantitativo de alunos
654

  ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

O Colégio conta com uma diretora, duas vice-diretoras, já que por determinação da Lei mesmo a escola funcionando três turnos, por ser denominada como Médio Porte, não tem direito a três vices; uma secretária, 24 docentes, sendo que 90% é lotado nesta escola, quatro agentes de administração, três merendeiras, cinco serviços gerais. Há porem, alguns problemas que necessitam ser sanados: Em relação ao quadro pessoal, falta um coordenador pedagógico efetivo, um orientador educacional e pessoal de apoio.

Figura 1: Organograma da unidade escolar
Quadro 2 – Quadro Funcional
Nome
Cargo
Formação Básica
Especialização
C/H
Turno de trabalho
Vínculo
Abinel Batista dos Santos
Porteiro
Médio
Não tem
30
Matutino
Terceirizado
Airam Carla Santos Pereira
Docente
Letras com Inglês
Não tem
20
Vespertino
Efetiva
Aissi Braga de Oliveira
Docente
Arte
Educação Especial
20
Matutino
Efetiva
Ádilla Daianne de Oliveira
Recepcionista I
Ensino Médio
Não tem
40
Diurno
Terceirizada World
Altamirando Albertino dos Santos
Docente
Matemática
Não tem
40
Matutino
Noturno
Efetivo
Amélia Fernandes de Souza                                                                       
Docente
Biologia
Plantas Medicinais
20
Noturno
Efetiva
Ângela Eça de Oliveira
Diretora
Letras
Não tem
40
Diurno
Noturno
Efetiva
Antonio Pereira Pinto
Docente
Magistério
Não tem
20
Noturno
Efetivo
Caio Fernandes Barbosa
Docente
História
Em processo de mestrado
20
Matutino
Efetivo
Carlos Santos do Carmo
Vigilante
Ensino Médio
Não tem
12x36
Noturno
Terceirizado MAP
Cláudia Nacimento Barbosa                                                                
Aux. Processamento de dados
Matemática
Não tem
30
Vespertino
PST
Claudinéia Jesus Nascimento
Docente
Letras
Linguística e Literatura
40
Diurno
Efetiva
Cristiane Barbosa Santos
Aux. Processamento de dados
Ensino Médio
Não tem
30
Matutino
PST
Dinalva Ribeiro Cardoso
Docente
Pedagoga
Gestão e Supervisão Escolar
40
Diurno
Efetiva
Eliana Sardinha da Silva                                                                                         
Docente
Química
Ensino de Ciências
20
Matutino
Efetiva
Evilúzia Silva Moura                                                                                                  
Vice-diretora
Coordenadora
Letras
Leitura
60
Diurno
Noturno
Efetiva
Cooperação Técnica com Prefeitura Municipal
Fernando dos Santos Silva
Vigilante
Ensino Médio
Não tem
12x36
Noturno
Terceirizado MAP
Iraci da Silva
Recepcionista 1
Médio
Não tem
40
Vespertino
Noturno
Terceirizada World
Jackson Henrique Oliveira Lago
Vigilante
Ensino Médio
Não tem
12x36
Diurno
Terceirizado MAP
Jesuíta Vieira da Silva 
Docente
Biologia
Biociências
40
Diurno
Efetiva
Joílson dos Anjos Guimarães
Docente
Biologia
Não tem
40
Diurno
Efetivo
José dos Santos
Jardineiro
Ensino Fundamental
Não tem
30
Matutino
Vespertino
PST
José Murilo Moreira dos Santos                                                                                 
Docente
Educ. Física
Atividade Física para Populações Especiais
40
Diurno
Efetivo
Leydiane Trindade da Silva
Docente
Química
Técnologia em Educação
40
Matutino
Noturno
Efetiva
Mª Cláudia Alves de Oliveira
Serviços Gerais
Fundamental
Não tem
30
Matutino

PST
Mª Lúcia Barreto de Almeida                                                                                  
Docente
Educação Infantil
Não tem
20
Vespertino
Efetiva
Manoel Messias de Sá Reis
Docente
Matemática
Administração
40
Diurno
Efetivo
Marineusa Matos Cerqueira
Docente
Letras
Não tem
20
Noturno
Efetiva
Marinezie de Jesus Santos                                                                                      
Docente
Biologia
Zoologia
40
Diurno
Efetiva
Marizete Almeida dos Santos
Merendeira
Ensino Médio
Não tem
40
Diurno
Terceirizada World
Paatrick Braga Santos
Vigilante
Ensino Médio
Não tem
12x36
Diurno
Terceirizado MAP
Raimunda Sousa dos Santos
Serviços Gerais
Ensino Médio
Não tem
30
Vespertino

PST
Rita de Cássia Barreto dos Santos
Merendeira
Ensino Médio
Não tem
30
Vespertino
Terceirizada World
Rudinalva Oliveira Trindade                                                                                     
Docente
Letras com Inglês
Não tem
20
Matutino

Efetiva
Tânia Santos dos Anjos
Aux. Secretaria
Ensino Médio
Não tem
30
Noturno
PST
Valçdimilson Santos de Carvalho
Docente
Biologia
Não tem
40
Vespertino
Noturno
Efetivo
Vilma de Novaes Peixoto                                                                                    
Docente
Educ. Física
Processo de Mestrado na Argentina.
20
Vespertino
Noturno
Efetiva

REQUISITOS

Ø  Efetivar a igualdade de oportunidades para todas as pessoas;
Ø  Fomentar e qualificar o exercício da cidadania;
Ø  Refletir o sentimento de pertença étnico e geográfico como um elemanto de elevação de autoestima;
Ø  Elevar o potencial de agente transformador do seu meio.


07. Descreva o(s) produto(s) intermediário referente(s) ao processo
 selecionado. Obs.: pode haver mais de um produto intermediário.

PRODUTO (BENS OU SERVIÇOS)

INTERMEDIÁRIOS


Ø  Participação nas atividades extraclasse, cultural e esportiva, promovidos pela escola e classificação para participar de estágios dirigidos aos estudantes, Instituto Evaldo Lodi, IEL; Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE; Terceira Visão.

08. Descreva o(s) produto(s) final referente(s) ao processo selecionado.
 Obs.: pode haver mais de um produto final.

PRODUTO (BENS OU SERVIÇOS)
FINAIS
·      Valorização do conhecimento empírico;
·      Acesso ao conhecimento produzido historicamente pelo homem, científico ou não;
·      Validação dos conhecimentos nas atividades do dia a dia.

09. Descreva os fornecedores do processo selecionado
 (o que fornecem e quem são)

FORNECEDORES

O QUE FORNECEM

·         Relatos dos sabers construídos hisatoricamente pelos homens;
·         Amparo legal para convivência em sociedade.
QUEM SÃO
·         Ministério da Educação e Cultura – MEC;
·         Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC;
·         Diretoria Regional de Educação – DIREC 13.

10. Descreva as atividades referentes ao processo, relatando-as na ordem em que acontecem. Lembre-se de enumerar as atividades! Relate o maior número de atividades possível.



DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES


1.       Comunidade escolar decide o tema a ser trabalhado num biênio;
2.       Semana Pedagógica início do ano letivo, adequa o Projeto Político Pedagógico, PPP, ao tema escolhido;
3.       Os docentes, com o apoio da coordenadora e das gestoras, elaboram os Planos de Cursos de cada disciplina e série que irão atuar. Esses precisam estar em consonância com o PPP, entrega à direção, uma cópia, até na terceira semana de aula.
4.       Os docentes, com o apoio da coordenadora, das gestoras, secretaria e equipe de apoio, elaboram semanalmente Planos de Aula. Esses devem contar as técnicas e as metodologias que serão utilizadas para efetivação dos Planos de Cursos.
5.       Os docentes, com o apoio da coordenadora, das gestoras, secretaria e equipe de apoio, em sala de aula através das técnicas e das metodologias irão mediar o conhecimento historicamente produzido pelo homem e reconhecido formalmente com o conhecimento produzido historicamente pelo homem sem a consciência do mesmo;
6.       Consciência dos saberes e saberes existentes a a necessidade da validação desses; e
7.       Promoção Serial.

11. Relate as normas existentes para realização do processo.

NORMAS EXISTENTES


1.       Estatuto do Magistério e do Servidor Público;
2.       Plano Nacional de Educação
3.       Plano Estadual de Educação;
4.       Lei 10.6390/2003;
5.       Estatuto da Igualdade Racial;
6.       Decreto Nº 4.887, de 20 de novembro de 2003 (Regulamenta o procedimento para identificação, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombolos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias);
7.       Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, UNESCO, 2002;
8.       Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, UNESCO, 2005;
9.       Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA;
10.   Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE;
11.   Regimento Interno.

12. Relate os indicadores de qualidade existentes.

INDICADORES DE QUALIDADE EXISTENTES

1.       Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB;
2.       Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM;
3.       Sistema de Avaliação Baiano da Educação – Avalie.

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