02. PROCESSO
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Elaboração de Plano de Aula tendo como instrumento norteador o Projeto
Político Pedagógico “Saberes e Saberes”.
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02. DESCRIÇÃO DO PROCESSO -
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A elaboração do Plano de Aula acontece
semanalmente separados por área de conhecimento – Linguagem, Ciências Exatas
e Ciências Humanas – no horário da Atividade Complementar, são quatro horas
aula. Esse será o norteador das metodologias utilizadas em sala de aula para
mediar os saberes.
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03. UNIDADE(S) RESPONSÁVEL(EIS) -
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Setor Pedagógico, Setor
Administrativo, Secretária.
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04. PESSOA(S) RESPONSÁVEL(EIS) PELO PROCESSO
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Evilúzia Silva Moura, Coordenadora
Pedagógica e Ângela Eça de Oliveira, Gestora.
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05. Nº DE EXECUTANTES DO PROCESSO
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01 Coordenadora
Pedagógica; 25 docentes; 02 gestoras.
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06.
Descreva quem são os clientes externos e internos. Posteriormente,
apresente os requisitos destes.
CLIENTES EXTERNOS
O Colégio Estadual Doutor Milton
Santos está situado numa comunidade pobre onde a maioria das famílias
insere-se no mercado de trabalho de forma marginal: apenas 40% dos pais
possuem emprego fixo, sobrevivendo com salário mínimo ou menos; 65% fazem
biscates. Devido ao desemprego e o não se permitir sonhar a adentrar no ciclo
social reconhecido e privilegiado historicamente muitos entram para a
marginalidade, tráfico de drogas, prostituição. As crianças são criadas pelas
avós, possibilitando assim as mães procuram algum ganha-pão nos grandes
centros, os pais em sua maioria não assumem a paternidade financeira e/ou
afetiva. Famílias estruturadas, mesmo fora dos estereótipos, são poucas. A
gravidez entre as adolescentes é uma constate, levando várias meninas a pararem
de estudar e, principalmente, repetirem o ciclo familiar.
Boa parte dos educandos tem
problemas de hiperatividade ou algum distúrbio emocional, alguns casos
diagnosticados e outros evidenciados pelo pedagógico. O medo convive com
eles. Refletir sobre suas ações e as reações que poderão vir a assumir é como
colocá-los diante de um tribunal. Acreditam que só existam duas decisões:
culpa ou inocência.
A cultura com raiz negra foi
silenciada pelo protestantismo, não faz mais parte do dia a dia dos discentes.
Os educandos frequentam igrejas protestante e católica, uma minoria ao
candomblé.
Os adolescentes têm no futebol a
igualdade tão sonhada. O único lazer é a quadra poliesportiva da escola.
Uma das principais dificuldades
apresentada no processo ensino e aprendizagem é a dificuldade de vislumbrar
dias melhores tendo como instrumento os saberes sistematizados da escola. A
dificuldade de leitura e interpretação tem sua origem nos primeiros anos de
escola, não são sanados nos anos posteriores. A uma constante dúvida na
proficuidade do ensinamento escolar e sua aplicação no dia a dia do educando,
com isso temos a evasão como uma forma de indagação: “por que estou na
escola?”
É observado que aos poucos
começaram a sonhar com os cursos universitários. Há uma expectativa de
terminar o Ensino Médio numa escola pública e concorrer com alunos de escolas
públicas, com negros e negras, com quilombolas. A concorrência será com seus
iguais.
A Indústria de Calçados e
Produtos Alimentícios é quem mais emprega os jovens da comunidade.
É complexo e intricado fazer com
que uma geração sonhe com emancipação política de fato e de direito quando
todas as gerações anteriores não obtiveram esta oportunidade. É relevante
tentar certificar nossos jovens no saber sistematizado e validar os saberes
do cotidiano. Afinal a realidade nada mais é que uma pequena representação
dos saberes que no proporcionam os sonhos. A educação, o conhecimento pode
até não levar a aquisição de produtos financeiros, mas com certeza é o
caminho para se estabelecer no mundo como um agente transformador de seu
meio.
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REQUISITOS
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·
Entender e ser inserido no processo do conhecimento historicamente
construído pelo homem e validado pela sociedade através do certificado de
conclusão da educação básica no período de 8 anos letivos.
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CLIENTES INTERNOS:
A equipe gestora é formada pela
gestora Ângela Eça de Oliveira, licenciada em Letras e pesquisadora da
Cultura Afro-Brasileira, a vice-gestora Evilúzia Silva Moura, turno matutino,
licenciada em Letras e Especialista em “Leitura”, através do Convênio de
Cooperação Técnica nº 144/2006, entre o Governo do Estado da Bahia e a
Prefeitura Municipal de Jequié a Professora Evilúzia Silva Moura, também
concursada do município, está a disposição da escola e atua estas 40 horas
como Coordenadora Pedagógica; a vice-gestora Maria Lúcia Barreto de Almeida,
turno vespertino, licenciada em Educação Infantil; como a escola é denominada
como de Médio Porte não tem vice-gestora no noturno. Temos a secretária Maria
Conceição Francisca, com formação no magistério, como única funcionária
efetiva. A equipe de apoio é composta por 04 vigilantes terceirizados da MAP;
06 terceirizados da empresa World Service Terceirização Ltda; e 08
Prestadores de Serviço Temporário – PST. Realizam as funções de porteiro,
recepcionista, serviços gerais e merendeiras.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA
O Colégio conta com uma diretora,
duas vice-diretoras, já que por determinação da Lei mesmo a escola
funcionando três turnos, por ser denominada como Médio Porte, não tem direito
a três vices; uma secretária, 24 docentes, sendo que 90% é lotado nesta
escola, quatro agentes de administração, três merendeiras, cinco serviços
gerais. Há porem, alguns problemas que necessitam ser sanados: Em relação ao
quadro pessoal, falta um coordenador pedagógico efetivo, um orientador
educacional e pessoal de apoio.
Figura 1:
Organograma da unidade escolar
Quadro
2 – Quadro Funcional
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REQUISITOS
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Ø
Efetivar
a igualdade de oportunidades para todas as pessoas;
Ø
Fomentar
e qualificar o exercício da cidadania;
Ø
Refletir
o sentimento de pertença étnico e geográfico como um elemanto de elevação de
autoestima;
Ø
Elevar o
potencial de agente transformador do seu meio.
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07. Descreva o(s) produto(s) intermediário
referente(s) ao processo
selecionado. Obs.: pode haver mais de um
produto intermediário.
PRODUTO (BENS OU SERVIÇOS)
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INTERMEDIÁRIOS
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Ø
Participação nas atividades extraclasse, cultural e
esportiva, promovidos pela escola e classificação para participar de estágios
dirigidos aos estudantes, Instituto Evaldo Lodi, IEL; Centro de Integração
Empresa-Escola, CIEE; Terceira Visão.
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08. Descreva o(s)
produto(s) final referente(s) ao processo selecionado.
Obs.:
pode haver mais de um produto final.
PRODUTO (BENS OU SERVIÇOS)
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FINAIS
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· Valorização do conhecimento empírico;
· Acesso ao conhecimento produzido historicamente pelo homem, científico
ou não;
·
Validação dos
conhecimentos nas atividades do dia a dia.
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09.
Descreva os fornecedores do processo selecionado
(o que fornecem e quem são)
FORNECEDORES
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O QUE FORNECEM
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·
Relatos dos sabers construídos hisatoricamente pelos homens;
·
Amparo legal para convivência em sociedade.
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QUEM SÃO
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·
Ministério da Educação e Cultura – MEC;
·
Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC;
·
Diretoria Regional de Educação – DIREC 13.
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10.
Descreva as atividades referentes ao processo, relatando-as na ordem em que
acontecem. Lembre-se de enumerar as atividades! Relate o maior número de
atividades possível.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
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1. Comunidade escolar
decide o tema a ser trabalhado num biênio;
2. Semana Pedagógica
início do ano letivo, adequa o Projeto Político Pedagógico, PPP, ao tema
escolhido;
3. Os docentes, com o
apoio da coordenadora e das gestoras, elaboram os Planos de Cursos de cada
disciplina e série que irão atuar. Esses precisam estar em consonância com o
PPP, entrega à direção, uma cópia, até na terceira semana de aula.
4. Os docentes, com o
apoio da coordenadora, das gestoras, secretaria e equipe de apoio, elaboram semanalmente
Planos de Aula. Esses devem contar as técnicas e as metodologias que serão
utilizadas para efetivação dos Planos de Cursos.
5. Os docentes, com o
apoio da coordenadora, das gestoras, secretaria e equipe de apoio, em sala de
aula através das técnicas e das metodologias irão mediar o conhecimento
historicamente produzido pelo homem e reconhecido formalmente com o
conhecimento produzido historicamente pelo homem sem a consciência do mesmo;
6. Consciência dos
saberes e saberes existentes a a necessidade da validação desses; e
7. Promoção Serial.
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11.
Relate as normas existentes para realização do processo.
NORMAS
EXISTENTES
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1. Estatuto do
Magistério e do Servidor Público;
2. Plano Nacional de
Educação
3. Plano Estadual de
Educação;
4. Lei 10.6390/2003;
5. Estatuto da
Igualdade Racial;
6. Decreto Nº 4.887,
de 20 de novembro de 2003 (Regulamenta o procedimento para identificação,
delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das
comunidades dos quilombolos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições
Constitucionais Transitórias);
7. Declaração
Universal sobre a Diversidade Cultural, UNESCO, 2002;
8. Convenção sobre a
Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, UNESCO, 2005;
9. Estatuto da
Criança e do Adolescente – ECA;
10. Programa Dinheiro
Direto na Escola – PDDE;
11. Regimento Interno.
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12.
Relate os indicadores de qualidade existentes.
INDICADORES DE QUALIDADE EXISTENTES
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1.
Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB;
2.
Exame Nacional do
Ensino Médio – ENEM;
3.
Sistema de
Avaliação Baiano da Educação – Avalie.
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