terça-feira, 20 de novembro de 2012

Entendendo Cidadania




A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar, (direto) seja ao concorrer a cargo público (indireto).
Cidadania é a participação, econômica e social do cidadão. (Wikipedia).
“Segundo Dallari, a cidadania expressa um conjunto de direitos que da à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.
A cidadania não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos. Construir a cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética. Pode-se dizer que cidadania é essencialmente consciência do direito e dever e do exercício da democracia. Não há cidadania sem democracia. Cabe a escola, como instituição, estimular e cultivar os valores éticos, morais e cívicos para que o educando possa vir a ser um cidadão consciente e atuante dentro da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário