terça-feira, 20 de novembro de 2012

Projeto Político Pedagógico 2011 e 2012


Após as atividades realizadas no biênio, 2009-2010, organizamos uma pesquisa/avaliação nas Semanas Pedagógicas que antecedem os anos letivos, 2011 e 2012, e analisamos as atividades desenvolvidas e sua real influencia no meio educacional da comunidade. Elencamos como fatores positivos: O reconhecimento do processo de formação do povo brasileiro e a participação como protagonista dos povos negros e indígenas; Elevação da auto-estima, em especial das alunas que passaram a enxergar seus traços negróides como fator positivo; Reconhecimento de pessoas negras protagonistas da história brasileira, com destaque para o Professor Doutor Milton Santos que foi indicado para ser o patrono da escola; Vivência in loco da história; participação dos estudantes na administração da unidade; indagação dos estudantes sobre a postura dos docentes; sugestão de cardápio feita por alunos e mães de alunos; preparação e planejamento dos planos de curso e de aula dos docentes; compra de gênero alimentício através da Agricultura Familiar; Implementação da EJA Juvenil para diminuir a distorção idade/série. Todas as ações realizadas, podiam não agradar a um grupo, mas estavam em consonância com os objetivos organizacionais sem com isso violar os direitos humanos ou criar constrangimento para as pessoas envolvidas. Toda via persiste a infrequência, evasão escolar e alto indicie de reprovação nas disciplinas de matemática, ciências e educação física. Daí, este biênio ter como tema os saberes construídos fora da escola e sua sistematização com os saberes construídos dentro do processo educacional sistematizado e suas relevâncias para a formação do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário