Após as
atividades realizadas no biênio, 2009-2010, organizamos uma pesquisa/avaliação
nas Semanas Pedagógicas que antecedem os anos letivos, 2011 e 2012, e
analisamos as atividades desenvolvidas e sua real influencia no meio
educacional da comunidade. Elencamos como fatores positivos: O reconhecimento
do processo de formação do povo brasileiro e a participação como protagonista dos povos negros e
indígenas; Elevação da auto-estima, em especial das alunas que passaram a
enxergar seus traços negróides como fator positivo; Reconhecimento de pessoas
negras protagonistas da história brasileira, com destaque para o Professor
Doutor Milton Santos que foi indicado para ser o patrono da escola; Vivência in loco da história; participação dos
estudantes na administração da unidade; indagação dos estudantes sobre a
postura dos docentes; sugestão de cardápio feita por alunos e mães de alunos;
preparação e planejamento dos planos de curso e de aula dos docentes; compra de
gênero alimentício através da Agricultura Familiar; Implementação da EJA
Juvenil para diminuir a distorção idade/série. Todas as ações realizadas,
podiam não agradar a um grupo, mas estavam em consonância com os objetivos
organizacionais sem com isso violar os direitos humanos ou criar
constrangimento para as pessoas envolvidas. Toda via persiste a infrequência, evasão escolar e alto
indicie de reprovação nas disciplinas de matemática, ciências e educação
física. Daí, este biênio ter como tema os saberes construídos fora da escola e
sua sistematização com os saberes construídos dentro do processo educacional
sistematizado e suas relevâncias para a formação do cidadão.
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