quarta-feira, 21 de novembro de 2012

PPP - Tema gerador: “Saberes & Saberes”



Contextualização e caracterização da escola
O Colégio Estadual Doutor Milton Santos pertence à jurisdição da DIREC 13, situado na zona periférica do município de Jequié. A sua fundação aconteceu por volta de 1965, no governo de Antonio Lomanto Júnior, oferecia apenas o primário (Fundamental I), por esse motivo era denominado Grupo Escolar Duque de Caxias. Em 2005 passou a ter a EJA I, II, e III, e recebeu a denominação de colégio. No ano de 2008 recebeu autorização para funcionar o Ensino Médio Regular no diurno e noturno; não mais oferecer a EJA I e o primário, (1ª a 4ª série do ensino Fundamental de 8 anos).  Por 16 anos a escola contou com apenas uma gestora – 1991 a 2007, Professora Marize Brito, suas antecessoras foram: 1965 a 1971 Mirian Micheli Xavier; 1971 a 1982 Joyce Ribeiro Leal; 1984 a 1987 Maria da Purificação V. Pinheiro; 1987 a 1991 Otília Mafra da Silva, essa deixou um livro com o registro da história da escola.
Funciona no turno matutino, com o Fundamental II e o Ensino Médio Regular; o vespertino com o Ensino Fundamental II e a EJA Juvenil, Tempo Formativo II, como instrumento de adequação da distorção idade/série; o noturno com o EJA, Tempo Formativo III, e o Ensino Médio Regular. Conta com um quadro de 24 professores, sendo 23 licenciados e 01 sem licenciatura. Temos uma professora em processo de mestrado.
A equipe gestora é formada pela diretora Ângela Eça de Oliveira, licenciada em Letras e Especialista em “Antropologia, com Ênfase em Cultura Afro-Brasileira”, a vice-diretora Evilúzia Silva Moura, turno noturno, licenciada em Letras e Especialista em “Leitura”. Através do Convênio de Cooperação Técnica nº 144/2006, entre o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Jequié a Professora Evilúzia Silva Moura, também concursada do município, está à disposição da escola e atua estas 40 horas como Coordenadora Pedagógica. Não temos funcionários efetivos. A equipe de apoio é composta por 04 vigilantes terceirizados da MAP; 06 terceirizados da empresa World Service Terceirização Ltda; e 08 Prestadores de Serviço Temporário – PST. Realizam as funções de porteiro, recepcionista, serviços gerais e merendeira.
Sua Estrutura física em 2010 foi completamente reformada pela SUCAB – Superintendência de Construções administrativas da Bahia. O prédio é composto por 09 (nove) salas de aula, área para recreação descoberta, 1 (um) pequeno e aconchegante refeitório, 1 (uma) diretoria, 1 (uma) secretaria; 1(uma) sala de professoras que serve para coordenação pedagógica, 1 (uma) cozinha; 1 (um) depósito de gênero alimentício pequeno, 4 (quatro) banheiros, 01 (um) banheiro com acessibilidade, 01 (um) depósito. São dois pavilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário